Dia 48 – II Samuel 13 – 18. Amom, Tamar, Absalão, O soldado misterioso.

13 de Fevereiro de 2019

Por ocasião do erro de Davi com Bete Seba, Deus o afirma que “a espada nunca se apartaria de sua casa”, embora haja o perdão de Deus, as consequências são sempre inevitáveis e na leitura de hoje, tais consequências se abaterão sobre a casa de Davi. Sugiro de forma enfática a leitura desses capítulos, onde vemos situações sem saídas. De qualquer modo que Davi agisse veríamos perdas. De fato o pecado não compensa.

As provações de Davi se iniciam com o estupro incestuoso de Amom contra sua meio-irmã Tamar. Pelo que podemos compreender do texto, uma paixão avassaladora tomou conta de Amom e este veio por violentar sua irmã. A própria Tamar afirma que, se desejasse, Amom poderia pedir ao rei a mão de Tamar, mas esse não quis proceder assim, antes preferiu violá-la.

Não podemos aqui creditar tal ato ao amor, uma vez que esse tipo de violência não coaduna com os sentimentos amorosos, ainda, lemos que após o ato consumado, Amom simplesmente enjoou de Tamar de forma que aborreceu-a maia ainda do que a amara (2Sm 13.25).

Pela lei de Moisés, Davi deveria mandar matar seu próprio filho, mas ao invés disso resolveu não tomar posição nem uma. Não lemos uma repreensão feita pelo rei a Amom.

Absalão, irmão de Tamar e meio-irmão de Amom, resolve então tomar as dores da sua irmã e acaba por matar a Amom. A essa altura imagino que a casa de Davi estivesse uma desordem total, tendo uma filha violentada, o irmão estuprador morto e outro vivo, mas assassino.

Mas Davi, na impossibilidade de penar em algo melhor, resolve deixar as coias se resolverem ao seu próprio modo, e isso cumina na tentativa de golpe impetrada por Absalão.

Absalão era um grande homem, amado pelo povo e muito belo, a própria Bíblia afirma que do alto da cabeça à planta dos seus pés, não se via defeito algum (2Sm14.25). Utilizando-se desse vantagem, Absalão orquestra uma tomada do reino e por pouco não destrona o próprio pai, sendo impedido pelo próprio Deus que, em combate, auxiliou a Davi usando o próprio bosque como ferramenta de combate (2Sm 18.8).

Gostaria de encerrar aqui fazendo menção a um soldado anônimo; o soldado que resolveu cumprir as ordens de Davi e não matar Absalão (2Sm 18.12). Não sabemos o seu nome nem a sua história, mas vemos que agiu conforme as vontades do Rei. Gostaria de ter acesso a mais informação sobre esse distinto personagem, entretanto as sagradas escrituras se calam nesse ponto.

Adriel M
Enviado por Adriel M em 13/02/2019
Código do texto: T6573721
Classificação de conteúdo: seguro