Dia 47 – II Samuel 5 – 12. Mefibosete, Bete Seba, Salomão.

12 de Fevereiro de 2019

Seguindo nossa leitura nos encontramos com uma série de combates de Davi, lemos sobre muitas vitórias que conquistou e vários reis que superou, entretanto, infelizmente Davi sucumbiu parante um rei, o próprio rei Davi.

Antes de entrarmos no assunto principal de hoje, vamos observar primeiramente a misericórdia de Davi para com Mefibosete (2Sm 9).

Mefibosete ere neto de Saul, filho de Jônatas; por infeliz “acaso” tornou-se coxo ainda criança o que sem dúvida deveria trazer sérios problemas a sua vida, em especial em ma época que não sabia o que era acessibilidade.

Davi, muitíssimo amigo do pai de Mefibosete, resolve honrar a esse em nome da memória de seu pai. É valioso vermos como a amizade se estende ao longo das gerações, uma vez que Mefibosete seria o sucessor do trono, Davi poderia tê-lo matado para assegurar-se no reino, mas não foi assim que procedeu, antes o amou como a seu pai.

Chegamos agora a um terreno perigoso da vida de Davi, seu caso com Bete Seba. Gostaria de elencar algumas observação aqui: A primeira delas é a responsabilidade mútua. De certo Bete Seba sabia que de onde se banhava era possível ser avistada por quem estivesse no terraço do rei. Ninguém toma banho sem olhar em volta (2Sm 11.2).

Vemos aqui nessa história uma menção a Abimeleque, aquele que foi morto por uma mulher e teve vergonha por isso (2Sm 11.21). Sua história de maldade e vergonha, que ele tanto tentou esconder, permaneceu comum a todos, vemos isso ao lermos o texto e notarmos que Davi, Joabe e seu mensageiro conheciam essa história.

Por fim, depois de todo o desenlace da história do adultério de Davi, lemos algo muito precisos: Após a morte de seu filho, depois de orar e jejuar por sete dias, Davi adora a Deus (2Sm 11.20). Em um momento de extrema dor e vergonha, Davi adorou ao Senhor. Que exemplo nos deixou esse grande líder!

Encerro hoje frisando o perdão de Deus. Davi e Bete Seba erraram, mas arrependendo-se alcançaram o perdão de Deus; a prova viva disso está registrada na própria Bíblia, quando lemos que “Deus amou a Salomão” (2Sm 11.24). Uma criança que nasceu fruto de uma união muito incomum, Salomão é amado por Deus, mostrando assim que Deus não guarda rancores nem mágoas, mas sim que perdoa aquele que verdadeiramente se arrepende e o busca.

O meu sincero desejo é que esses dias de leitura nos possam fazer pensar e crescer diante de Deus. A Bíblia não está ai para ser consultada como entretenimento, mas sim para a lermos e nela encontramos as palavras de Vida Eterna.

Adriel M
Enviado por Adriel M em 12/02/2019
Código do texto: T6572944
Classificação de conteúdo: seguro