Dia 41 – Juízes 19 – 21 ; Rute 1 – 4. A concubina do Levita, Rute e Boaz

Rute

6 de Fevereiro de 2019

O Livro de Juízes mostra uma face de Israel muito feia, uma povo sem uma liderança humana e que ignora a sua liderança divina. Em mais de um momento lemos que não havia rei em Israel, mas esse fato não justifica as atitudes descritas nesse livro, em especial o caso da concubina do levita.

Essa história é cheia de detalhes, primeiro temos uma concubina que trai o seu Senhor, depois, contrariando as expectativas seu Senhor vai em busca dela e eles reatam o “relacionamento”. Ao iniciarem a viagem de volta decidem não pernoitar em uma cidade que não seja de Israel e portanto ficam em um povoado de Benjamim (Jz 19.12). Infelizmente, em muitos casos, aqueles que deveriam ser exemplo se tornam piores do que os inimigos; quando a noite caiu sobre aquela cidade, seus abitantes cercaram a casa que acolhera e tentaram invadi-la para violentá-lo (Jz 19.22-24).

É interessante como o povo daquela cidade se parece com os moradores de Sodoma, que da mesma forma tentaram abusar dos anjos que se hospedaram na casa de Ló. É interessante também perceber que nesses dois casos haviam mulheres na casa, mas os habitantes queria violar os homens.

Não vou aqui contar toda a história, mas ela culmina em uma guerra civil em Israel e na quase extinção da tribo de Benjamim. Lendo com calma a história não consigo encontrar inocentes, todos agem errado de alguma forma, o que ainda assim não justifica nada do que acontece. De fato, o livro termina afirmando que naquela época cada uma agia como achava certo.

Então chegamos em Rute, a bisavó do futuro rei Davi. Acreditam que tanto Rute como Juízes tiveram o mesmo autor, o Profeta Samuel, o mesmo profeta que ungiria Davi como rei, se assim for, penso que esses livros sirvam como elo histórico a fim de exemplificar a diferença de um povo com rei e de um povo sem. Infelizmente veremos que não ha muita diferença, em especial quando o próprio rei não teme ao Senhor.

Existe apenas um fato que gostaria hoje de colocar sobre a história de Rute. No capítulo 3 lemos Noemi orientando Rute a descobrir os pés de Boás e deitar-se ali no meio da noite, desse ponto a história segue. Certo tempo atrás, tive a oportunidade de conversar com uma pessoa estudada na área de hebraico e nossa conversa entrou pelo livro de Rute. Segundo tal estudioso, esse texto está mal traduzido, Noemi havia orientado Rute a se descobrir ao pés de Boas.

Se de fato essa for a tradução correta, a instrução de Noemi não foi a das mais nobres; não nos tempos de hoje. Mas, antes de emitirmos algum tipo de juízo de valor, devemos ter em mente que se tratava de uma outra cultura em especial uma que estava na época dos Juízes, como já dissemos, uma época “sem lei” onde as pessoas agiam conforme entendiam ser o certo.

Adriel M
Enviado por Adriel M em 06/02/2019
Reeditado em 09/02/2019
Código do texto: T6568415
Classificação de conteúdo: seguro