Dia 40 – Juízes 5 – 15. O erro de Sansão, A solução da mãe de Mica.

Dia 40 – Juízes 5 – 15. O erro de Sansão, A solução da mãe de Mica”?

5 de Fevereiro de 2019

Juízes é uma leitura muito interessante e também muito curta, mal o iniciamos e já nos aproximamos do fim. Hoje veremos um pouco de um dos personagens mais famosos do livro, penso até que o mais famoso de todos, Sansão. Além disso tentaremos entender o que “ta com tesseno” com a história de Mica; um relato que aparentemente não tem pé nem cabeça.

Israel estava sendo oprimida pelos Filisteus, e Deus providencia um libertador, Sansão. Seu nascimento é anunciado por um ano à sua mãe e lhe é avisada que a criança seria Nazireu desde o ventre, por isso ela deveria se abster dos derivados da Uva e das coisas imundas.

É interessante ver a preocupação de seu pai em saber como educaria a criança (Jz13.8), acredito que esse tipo de sentimento esteja em falta nos dias de hoje, muitos pais criam seus filhos na frente de uma televisão (ou de um tablet), deixam sua educação por conta da Peppa Pig e da Dora aventureira; esquecem de dar o devido valor ao filho que receberam de Deus.

Desde pequeno escuto a história de Sansão, e mesmo que nunca a ouviu já deve ter visto algum filme ou escutado falar seu nome como sinônimo de grande força. De fato, quando o espírito de Deus tomava conta de Sansão, esse desenvolvia uma força sobre humana. A história de Sansão sempre me foi contada com a ênfase nos perigos que os relacionamentos podem nos trazer, mas depois de grande, passei a olhar ela com outros olhos.

Sansão foi levantado por Deus para liderar Israel e o libertar dos Filisteus, mas em nem um momento da sua vida o vemos com essa preocupação, Sansão apenas queria viver sua vida. Todas as vezes que o vemos em embates com os Filisteus, percebemos que a sua motivação era pessoal, ou seja, sempre era uma vingança particular e nunca uma tentativa de libertar Israel. Penso que o erro primeiro de Sansão não foram seus relacionamento, mas sim deixar de cumprir o plano de Deus em sua vida. Sansão foi, ao meu ver, um homem que ignorou o seu chamado e quis viver sua vida a seu próprio modo.

Gostaria agora de apresentar uma dúvida sobre esse texto: Em que momento a esposa de Sanção o questionou sobre seu enigma? Lemos que o povo da cidade a buscou no sétimo dia a fim de que descobrisse o enigma (Jz 14.15), mas no versículo 17 lemos que ela chorou durante os 7 dias para saber o enigma (Jz 14.17). Aparentemente esse texto se contradiz. Fica aqui a minha dúvida.

Agora chegamos aos capítulos finais do livro, e nosso lema será novamente os versos que dizem “Naqueles dias não havia rei em Israel; porém cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos.” (Jz 21.25) Só assim para compreender essas duas histórias.

A primeira conta sobre Mica, um homem que roubou dinheiro de sua mãe e, ao ouvir sua mãe amaldiçoando o ladrão, resolve devolvê-lo. Sua mãe, para quebrar a maldição, resolve consagrar o dinheiro a Deus e com ele construir um ídolo! (Jz 17.1-3). É ai que a história começa a ficar sem sentido. Como um dinheiro consagrado a Deus pode ser usado para a feitura de um ídolo!? Mas a história segue e mais a frente veremos um levita ser consagrado como sacerdote (Jz 17.9-10) e toda uma geração não descendente de Arão serem consagrados como sacerdotes de uma tribo específica (Jz 18.30)

Essa história nos mostra como o povo estava perdido, de fato cada um fazia o que queria e ninguém se preocupava em seguir a Deus. Na história seguinte a situação se tornará mais sangrenta e igualmente sem sentido, mas ela figurará apenas na leitura de amanhã.

Adriel M
Enviado por Adriel M em 05/02/2019
Código do texto: T6567495
Classificação de conteúdo: seguro