Dia 35 – Josué 4 – 9. Acã e o Modus Operandi de Deus.

31 de Janeiro de 2019

Hoje lemos sobre várias histórias, todas elas ricas em ensinamentos e lições de vida; da queda de Jericó às estratégias militares na tomada de Ai, muito temos a aprender com o texto bíblico, entretanto, nesse último dia de Janeiro, gostaria de compartilhar um pouco dos meus pensamentos sobre o caso de Acã, que lemos no capítulo 7 de Josué.

Deus havia avisado ao povo que não deveria pegar despojos de seu combate em Jericó, mas Acã, movido pela ganância, resolveu pegar para si uma capa babilônica, umas cunhas de ouro e uns siclos de prata (se bem me lembro). Panorama apresentado, gostaria de tecer alguns comentários.

Deus não avisou a Josué do pecado escondido, somente quando Israel perde em combate e Josué pergunta, Deus lhe explica a situação. Talvez, se Josué houvesse se atentado para checar com Deus a situação do povo, aquelas vidas poderiam ser poupadas.

Outro ponto que me chama atenção é o fato de Deus não entregar o culpado de bandeja. Ele poderia ter dito a Josué tudo o que aconteceu e quem o fez, mas não agiu assim, fez com que Josué fizesse todo o tramite a fim de apresentar o culpado, e no fim, o próprio Acã acabou por confessar o crime.

Hoje em dia vejo em algumas igrejas, certos líderes que se portam como verdadeiros “videntes”, pessoas que de púlpito expõe “segredos” de pecados ocultos de visitantes dessas reuniões. Tenho muitas dificuldades em atribuir a Deus essas revelações, esse modo de fazer vergonha ao culpado, de contar detalhes dos pecados cometidos, não me parece o modus operandi de Deus.

Não venho aqui julgar esses líderes, nem impor minhas posições, mas gostaria de registrar minhas dúvidas quanto a veracidade do agir divino em certos casos.

Adriel M
Enviado por Adriel M em 31/01/2019
Código do texto: T6564284
Classificação de conteúdo: seguro