Dia 34 – Deuteronômio 32 – 35 ; Josué 1 – 3. A morte de Moisés, A responsabilidade de Josué, Raabe

Josué

30 de Janeiro de 2019

Em fim chegamos ao final do livro de Deuteronômio e com isso na inevitável morte de Moisés. Deus já o havia avisado desse momento, e Moisés, sem dúvida sabia ser algo inevitável, ele não atravessaria o Jordão, caberia então a Josué a missão de conduzir o povo à Terra Prometida.

A morte de Moisés acontece no alto de um monte, Deus pede para que ele suba o monte para que de lá veja a Canaã e então morra. Um fato muito interessante nesse texto é o sepultamento de Moisés; lemos no capítulo 5 de Deuteronômio que o próprio Deus sepultou o corpo de Moisés. Que privilégio! Ser sepultado pelo próprio criador. O texto bíblico afirma ainda que até hoje ninguém nunca descobriu o local do corpo de Moisés. Mais a frente voltaremos a falar sobre esse sepultamento incomum.

Entrando agora na história de Josué, gostaria de dizer que penso que a pressão sobre ele foi imensa; ele era o sucessor de Moisés. Quem se sentira apto para substituir um líder como esse? Deus, no entanto, o tranquiliza e lhe dá um consolo quando a firma que estará com ele em tudo, basta que para isso ele cuide em obedecer aos preceitos de sua Lei (Js 1.7).

Fica ai para todos nós o conselho, basta que nos acheguemos a Deus e cumpramos os seus ensinos que sem dúvidas alguma Ele estará conosco.

Finalizo meu relato de hoje comentando sobre Raabe, a prostituta de Jericó que havia se convertido ao Deus de Israel. Encontro aqui mais um reforço à ideia que milagres feitos no Egito serviram para a promoção do nome de Deus; Raabe afirma que todo o seu povo estava preocupado, pois conheciam a história dos milagres operados por Deus no Egito (Js 2.10). Essas histórias, ao longo desses 40 anos, viajaram por toda aquela região, e o nome do Deus vivo tornou-se cada vez mais reconhecido.

Agora seguimos um novo caminho, o povo prepare-se para possuir a Terra Prometida, e nós nos despedimos do Pentateuco e em breve adentraremos em uma nova fase, a fase dos Juízes.

 

Adriel M
Enviado por Adriel M em 31/01/2019
Código do texto: T6563541
Classificação de conteúdo: seguro