Dia 30 – Deuteronômio 1 – 6 . O Discurso de Moisés, O Não de Deus.

Deuteronômio

25 de Janeiro de 2019

Deuteronômio é o ultimo dos cinco livros da lei, esses livros também são conhecidos como Pentateuco ou como Torá. Em especial nesse novo livro que hoje iniciamos, podemos ler um discurso final de Moisés as margens do rio Jordão. Moisés já ciente de sua morte já havia feito tudo o que Deus lhe determinara, então, em seus momentos finais diz as suas últimas palavras.

Moisés sabia que não entraria em Canaã, ele sabia que não cruzaria o rio Jordão. Se em um primeiro momento a sua preocupação foi em escolher um futuro líder par Israel, agora, vendo que tudo estava organizado, pensou um pouco em si e pediu a Deus que o permitisse atravessar o rio e ver tão sonhada Terra Prometida. Deus por sua vez não gostou do pedido e o negou adivertindo a Moisés que não voltasse a falar sobre esse assunto (Dt 3.25-26); entretanto, permitiu que Moisés subisse em um monte para de lá poder ver de longe parte de Canaã.

É interessante ver que Deus disse para Moisés não tocar mais nesse assunto, ou seja, ele não deveria mais voltar a orar sobe esse tema. É bem verdade que devemos orar sempre, mas também precisamos ter a sabedoria para compreender quando chegamos em um assunto que Deus já se decidiu.

Moisés faz então uma retrospectiva dos últimos 40 anos, conta a história da saída do povo do Egito, as batalhas, as vitórias e tudo o mais que ocorreu de forma que chegasse aquele local. Ali, nas margens do Jordão, 40 anos depois de saírem do Egito, uma nova geração de Israelitas entraria em Canaã.

Vale lembrar que dessa geração, apenas as que tinhas mais de 50 anos estavam presentes em fatos passados, esses contavam apenas 8 anos quando saíram do Egito. Em geral, era um povo novo, um povo, Deus havia feito perecer toda a geração que saiu do Egito ao longo dos 40 anos no deserto (todos que tinham mais de 20 anos); uma geração nova se levantava e uma nova história se iniciava naquele dia.

Adriel M
Enviado por Adriel M em 25/01/2019
Código do texto: T6558920
Classificação de conteúdo: seguro