Dia 23 – Levíticos 17 – 23. Ainda sobre o demônio Azazel, O incesto, A homossexualidade

18 de Janeiro de 2019

Preciso fazer aqui um adendo ao nome Azazel; há quem defenda que a tal história de um demônio do deserto só tenha surgido muito anos depois, por volta da idade média. Para esses, o nome Azazel é a junção de duas palavras hebraicas “ez”, que significa bode, e ” azal” significando virar-se. Os que assim pensam, entendem que as duas palavras foram mal lidas do texto original, lendo-se juntas quando deveriam ser lidas separadas. Se assim for, azazel significaria o “bode enviado”, que faz muito sentido dentro do contexto.

Não vou aqui tomar partido, sendo Azazel uma figura da mitologia do povo ou uma palavra que foi escrita mais colada a outra, o ponto chave é compreendermos que não há margem para o culto aos demônios dentro da Bíblia, todo o restante do Livro sagrado vai contra esse tipo de assertiva, o diabo e seus seguidores nunca tiveram e nem terão qualquer parte no papel redentor do homem.

Entrando na leitura de hoje vemos algumas proibições, dentre as que considero digno de nota para esse momento estão alguns tipos de casamento; vale lembrar que até esse momento não havia lei escrita ou oral em Israel, nada nem ninguém proibia o incesto, até porque nos tempos pré-diluvianos, o incesto era uma das únicas formas de se perpetuar a espécie; Mas porque proibir só naquele momento? Ou ainda, porque não liberar até hoje?

Hoje temos a proibição do casamento consanguíneo, e de parentes de graus próximos registrada por lei civil. No texto não só estava se proibido casar-se com parente diretos, como com os indiretos, (como a esposa do irmão do pai). Com a ciência sabemos que casamentos dentro da mesma família aumentam grandemente as chances de abortos ou deformidades na criança gerada, talvez, especulo aqui, seja um dos motivos que levou o Senhor a tomar tal atitude de proibição.

Esses problemas causados pelo incesto são oriundos de alguns genes recessivos que acabam por se encontrar quando parentes se relacionam, há que acredite que tais genes são provenientes de mutações que surgiram ao longo dos anos, se assim for, no início da nossa espécie esse problema não existira; isso explicaria como os filhos de Adão e Eva puderem casar-se entre si sem geram descendentes com problemas.

Ainda na temática do casamento, Deus proíbe o sexo entre animais e entre pessoas do mesmo sexo. Muito tem se falado recentemente sobre a questão da identidade de gênero, sobre a legalidade que a Bíblia daria ou não às prática homoafetivas. O texto em Levíticos, no entanto, não pode ser utilizado como base para essa discussão, uma vez que se situa em uma época anterior a morte de Cristo. Na época da Lei.

Não venho aqui defender a prática homossexual, tampouco condena-lá, mas é importante deixar claro que o texto dessa leitura de hoje não pode ser usado para tal defesa ou ataque. De fato a Bíblia se posiciona claramente sobre o assunto em questão, entretanto, ainda não chegamos nos textos mais claros sobre o assunto.

De qualquer forma, o texto de hoje nos mostra que a questão do casamento e das relações sexuais sempre foram algo considerado importantes por Deus, desde o início de Israel, o Senhor sempre procurou orientar o homem a ter uma sexualidade dentro dos seus padrões de santidade.

Adriel M
Enviado por Adriel M em 18/01/2019
Código do texto: T6554010
Classificação de conteúdo: seguro