Dia 22 – Levíticos 11 – 16 . Puro e Impuro, a Lepra, O demônio Azazel

17 de Janeiro de 2019

Hoje lemos sobre a questão do que é imundo e do que é puro, nesses capítulos Moisés apresenta as orientações de Deus acera das várias formas que um homem pode se tornar impuro, lemos sobre a lepra, sobre corrimentos e concluímos com o famoso demônio Azazel.

Iniciamos lendo sobre a diferença entre animais limpos e imundos, Deus traz uma lista de observações que mostram quando um animal pode ou não ser comido, muito se especula acerca dos motivos de tais proibições, seria apenas um capricho divino ou haveria uma razão por trás disso?

Para o Moisés não fazia diferença, a vontade de Deus deveria ser cumprida e o povo de Israel assim o fez; entretanto, hoje, com o conhecimento médico avançado, muitos alegam que os animais que foram proibidos eram, em sua maioria, vetores de enfermidades. Não tenho aqui conhecimento técnico suficiente para questionar ou ratificar tal alegação, mas, fica aqui a observação do cuidado de Deus para com o seu povo.

Em seguida lemos as leis acerca da lepra, Deus não só institui uma quarentena para os leprosos, mas ensina um método para o diagnóstico da lepra, dessa forma era possível diferenciar esse mal das demais enfermidades. Um ponto curioso a se ressaltar é a triste vida do leproso, ele precisava viver fora do arraial do povo, era considerado como imundo, precisava sempre gritar “Imundo, Imundo” quando se aproximava das pessoas (Lv 13,.45). Sem dúvida a lepra era tido como um terror para aquela sociedade, esse conhecimento muito nos será útil para compreendermos o contexto de Cristo e dos leprosos no futuro.

Ha também determinações para todo homem ou mulher que sofrer qualquer tipo de fluxo, ou corrimento, o texto nos mostra como eles deveriam proceder a fim de se purificar. Em suma, essa seção do livro de Levíticos trata sobre a questão da impureza, até que chega-se no ritual de purificação anual, ou como é chamado hoje em dia Yom Kipur, é ai que Azazel aparece.

Levíticos capítulo 16 (em especial no verso 10) fala que dois bodes deveriam ser selecionados, um deveria ser sacrificado a Deus, o outro deveria ser enviado ao deserto, esse bode enviado, também conhecido como bode emissário, seria enviado a Azazel. Algumas traduções mais modernas ocultam esse nome, mas quem seria esse?

Na cultura pop, Azazel é um mutante, pai do mutante Noturno da séria X-men, Azazel também aparece no longa-metragem Fallen (Possuídos) de 1998 (Com Denzel Washington) onde é um demônio que possui pessoas e as obriga a cometer crimes. Ainda é tido como um anjo caído (demônio) que trabalha acusando as pessoas, ou o demônio responsável pelo peado da ira. Mas, de fato, quem era Azazel nesse contexto Bíblico?

Azazel é um nome de um demônio que os antigos cananeus e hebreus acreditavam que habitasse o deserto, terra árida onde Deus não exerceria a sua ação fecundante. Para lá era enviado um dos dois bodes, protagonistas desse ritual. (ABIBLIA.ORG)

Cabe aqui um esclarecimento a uma pergunta que pode surgir “Então o povo oferecia sacrifícios a um demônio?” De maneira nem uma. Nossos pecados são contra Deus, é com Ele que temos uma dívida e não com os demônios, Jesus morre na cruz para pagar nossa dívida com o Pai, não com demônios.

Nesse texto, o bode emissário recebe os pecados de todo o Israel, por isso ele não pode mais ficar junto com o povo, que é um povo santo, logo ele é enviado para o deserto, para longe do povo e “longe de Deus”, é enviado para junto dos demônios, mas não como um sacrifício, ele simplesmente é jogado do lado de fora da presença de Deus.

Deve-se ressaltar também que esse nome reflete um fator cultural do povo, e não se pode criar uma doutrina sobre demônios que habitam os desertos baseado nesse texto, é por isso que tal termo é omitido em algumas traduções, pois ele é um fator cultural; Seria como se hoje disséssemos que o bode deve ser enviado para onde “Judas perdeu as botas”, todos sabemos que não é um lugar exato, mas sim uma expressão que significa um lugar distante. Da mesma forma, enviar o bote a Azazel significava mandá-lo pelo deserto para “longe de Deus” e do povo

Ps: Um pouco de ajuda foi encontrada em http://www.abiblia.org/ver.php?id=7273

Adriel M
Enviado por Adriel M em 17/01/2019
Código do texto: T6553293
Classificação de conteúdo: seguro