Dia 19 – Êxodo 32 – 37 . O bezerro de ouro, A presença de Deus, O dom de Bezalel e Aoliabe.

14 de Janeiro de 2019

Moisés então sobe no monte para receber as orientações divinas de como proceder com o povo, sua estadia nesse “curso” é de 40 dias, ao descer de lá, Moisés se depara com um bezerro de ouro sendo adorado. O povo de Israel, vendo a demora de Moisés, achou por bem construir um novo Deus e o adorá-lo, bastou 40 dias de “silencio” do Senhor para que o povo se desviasse por completo.

É interessante ler que buscaram a Arão, o sacerdote, para a confecção do novo deus, e o próprio Arão apresentou o bezerro como “O deus que tirou Israel do Egito”. Se não bastasse o pecado de se adorar um outro deus, adicionaram a isso o pecado de atribuir a outros as obras de Deus.

Não devemos nos espantar com essa atitude, nós mesmos vacilamos muito em nossa fé, é comum vermos jovens abandonando sua fé por conta de amizades ou, às vezes, por influencia de amigos e professores em um meio acadêmico. Não só jovens, mas pessoas de todas as idades encontram as mais variadas desculpas para a abandonar a Deus; para o povo a desculpa foi a ausência de Moisés, e para você? Vigiemos para que nem uma desculpa ronde o nosso coração.

Por conta disso, Deus decide não ficar mais no meio de povo, a partir desse momento, Moisés arma a tenda onde falaria com Deus fora do arraial, mas, ainda assim, Moisés roga pela presença de Deus, pede que Deus não os abandone. Isso me fez pensar se de fato temos valorizado a presença de Deus em nossas vidas. Tudo o que escrevo aqui, escrevo sempre a partir da minha ótica, das minhas experiências e vivência; por isso, cada um desses assuntos me toca de uma forma diferente; percebi que em muitos momentos não valorizo como deveria a presença de Deus.

Hoje temos acesso direto a Deus, por conta do sacrifício de Cristo, essa “facilidade”, às vez, nos torna acostumados e podemos cair no erro de não valorizar a maravilhosa presença de Deus em nossas vidas.

Por fim, temos o início da construção do tabernáculo e de seus acessórios, a Bíblia fala que Deus capacitou homens (Ex 35.4-35) para esse serviço, os enchendo de sabedoria para que trabalhassem. Ainda hoje é assim, tudo o que sabemos devemos agradecer a Deus, se temos algum dom ou capacidade é dó céu que nos foi dado, não devemos portanto, nos ensoberbecer por nossas habilidade, mas sim, sermos úteis à obra do Senhor, como Bezalel e Aoliabe o foram para a construção das peças do tabernáculo

Adriel M
Enviado por Adriel M em 14/01/2019
Código do texto: T6550534
Classificação de conteúdo: seguro