Dia 07 – Gênesis 40 – 46. O tempo de José, O Copeiro, 80/20, A Atitude de Judá

2 de Janeiro de 2019

Fechamos hoje a primeira semana de leitura, até agora tudo tem ocorrido bem e a experiência de escrever sobre o que leio tem sido enriquecedora, me ajuda a ter um foco maior na leitura e a “ruminar” o texto ao logo do dia, se não o bíblico, pelo menos o que redigi.

Na história de hoje observei alguns pontos que creio serem dignos de destaques, a começar pelo copeiro que esqueceu de José. Acredito que José depositou suas esperanças naquele copeiro, fico imaginando os dias se passando e José à espera de alguma novidade, provavelmente depois de um tempo ele mesmo concluiu que o haviam esquecido. Não é uma novidade esse fato, as pessoas facilmente se esquecem umas das outras quando estão em posição mais confortável; só depois de 2 anos o copeiro teve nova oportunidade de se redimir.

José tinha 17 anos quando foi vendido a Potifar (Gn 37.36) e 30 quando saiu da prisão (Gn 41.46), suas vivências contam então de 13 anos, lemos que ele ficou esquecido pelo copeiro por 2 anos (Gn 41.1), logo sabemos que ele passou mais de 2 anos preso, espero que a maior parte dos 11 anos que sobram ele tenha ficado na casa de Potifar.

Em todo esses 13 anos, a Bíblia não relata que José teve algum outro sonho ou revelação de Deus acerca do seu futuro, é até provável que tenha esquecido seus sonhos de infância,até porque não acredito que na época eles significassem algo para José, eram simples sonhos esquisito, daqueles que sonhamos e contamos aos amigos, mas, quando seus irmãos chegam a ele e se curvam, a Bíblia fala que José lembrou de seus sonhos. Acredito que ali, e só ali, José pode compreender o significado dos seus sonos, foi naquele momento que ele compreendeu que tudo tinha significado e que sua vida estava sob a constante supervisão de Deus.

Quando assumiu o Egito, José instituiu um imposto de 1/5 sobre a produção dos grãos, ou seja, um imposto de 20% retido e 80% ficando com os produtores. Qual a importância disso? Todas! José estava assim sendo um percursor do “Princípio de Pareto” ou “Regra dos 80/20”. É muito interessante saber que a Sabedoria divina estava com José, veja que lendo a Bíblia temos acesso a dados e valores que só depois de muitos anos conseguimos mensurar e calcular a importância. Essa proporção que José usou é uma das mais indicadas! Vou deixar um link da Wikipédia e do Youtube para quem no futuro quiser saber mais, mas nada que um Google não ajude.

Finalizo aqui, não com a atitude de José, mas com a de Judá. Judá, vendo que seu irmão Benjamim ficaria como escravo no Egito, coloca-se em seu lugar, achei uma atitude muito honrada de Judá, mostrando que ele não era mais o mesmo rapaz que 22 anos atrás sentia ciumes a ponto de vender o irmão (13 anos até ser governador + 7 anos de fartura + 2 anos de fome (Gn 45.6) = 22). Uma atitude honrada e humilde que quebrou por completo o coração de José. Fica o exemplo, um coração humilde e honrado sempre marca presença onde onde passa, talvez você argumente que José era humilde, mas nunca se deu bem, de fato, mas sempre marcou as pessoas por onde passou, prova disso é ser o principal na casa de Potifar e na prisão, todos que o conheciam, por certo o tinham em alta estima.

Ps: Me perdi na contagem feita em Gênesis 46.21-27. Em um momento o texto diz serem 76 almas e no versículo seguinte afirma serem 70, preciso ler com mais calma e tentar fazer as contas.

Links: https://pt.wikipedia.org/wiki/Princípio_de_Pareto

https://www.youtube.com/watch?v=BsgMxLaCPXI

Adriel M
Enviado por Adriel M em 04/01/2019
Código do texto: T6542539
Classificação de conteúdo: seguro