Dia 04 – Gênesis 20 – 26. O Casamento de Abimeleque e Sara, A oração de Ismael, e Ninrode novamente

30 de Dezembro de 2018

Nessa leitura de 2019 pretendo ler a Bíblia em ordem cronológica, por isso estou utilizando um plano de leitura que peguei da internet, não fui eu quem o fez, digo isso porquê estou observando que ler em média de 6 capítulos por dia me deixa com mutias coisas para comentar e pouco tempo para isso, talvez o Diário fosse mais bem aproveitado se eu lesse apenas 3 ou 4 por dia. Fica aqui o registro para projetos futuros.

Hoje pude ler sobre a reincidência de Abraão em seu erro de mentir sobre sua esposa, mas dessa vez a situação foi um pouco diferente. Na primeira vez a Bíblia relata que Deus puniu faraó de forma séria, nesse novo relato lemos que Abimeleque conversa com Deus e argumenta não ter tocado em Sara, no final do texto vemos que Abraão orou e Deus curou as mulheres da casa de Abimeleque que haviam ficado estéreis por conta de Sara. Pensemos: Para a família de Abimeleque perceber que suas mulheres estavam estéreis, deve haver passado algum tempo de tentativas frutadas de gravidez, logo, é plausível pensar que Abimeleque passou alguns meses como marido de Sara, mas o próprio Abimeleque argumenta com Deus que não havia tocado nela, nessa ocasião Deus responde que o havia impedido de fazer isso porque sabia que ele estava sendo emanado por Abraão. Então, será que o faraó, diferente de Abimeleque havia tocado em Sara? Talvez para o faraó não fizesse diferença saber qe Sara era de fato casada, e por isso Deus não o tenha impedido, dessa forma o castigou com maior vigor. Sabendo que Abimeleque estava casado com Sara a alguns meses, mas nesse tempo não havia consumado o casamento, acredito ser plausível pensar que Deus o tenha impedido de pecar com algum malefício como impotência ou coisa do tipo. Lembro agora de uma passagem semelhante no primeiro livro das “Brumas de Avalon” onde um rei fica impotente e não consegue abusar de sua mulher, se bem me lembro, o rei em questão chama-se Gorlóis e sua mulher Igraine. Quem sabe não foi dessa passagem que o autor tirou sua inspiração?

Outro ponto que me chamou atenção lemos no verso 17 do capítulo 21, Deus ouve a voz do menino; Ismael, com cerca de 14 anos, estava quase morrendo de sede em meio ao deserto, ele e sua mãe haviam sido expulsos de casa. Nãos sei se ele orou, ou apenas chorou, mas Deus ouviu sua voz. É impressionante saber que Deus tem estado atento à voz das crianças, Jesus em algum momento fala algo sobre o anjo das crianças estar de contínuo diante de Deus. Fica aqui a menção a esse momento bonito da Bíblia, o Todo poderoso Onipotente Rei atento à voz de uma criança.

Ainda na temática de jovens e crianças, vemos a preocupação de Abraão em não permitir que seu filho case com uma cananeia, de certo essa preocupação vinha da maldição que Noé lançara sobre seu filho Cão. Abraão não queria seu filho casando com alguma mulher amaldiçoada. Nos dias de hoje, entretanto, vemos muitos jovens não tenho igual preocupação, parece-me que o lado espiritual é a única coisa que não se leva em consideração quando se procura um parceiro para a vida. Não quero dizer com isso que todos os que não estão em Cristo estão debaixo de uma maldição, mas que devemos buscar pessoas que estejam ligadas a Ele, devemos buscar homens e mulheres de Deus . Que fique o exemplo de Abraão e não o do seu neto Esaú, que casa com mulheres fora de sua parentela trazendo assim amagra ao espírito dos seus pais.

Um ponto curioso, não sei se é mal exemplo paterno ou coincidência, mas Isaque conta a mesma mentira que seu pai, fingindo que sua esposa é sua irmã, é fato que essa mentira foi anterior ao nascimento dele, mas é possível (a até provável) que a história fosse contada, afinal figura na Bíblia .

Ainda no ramo das semelhança, hoje observei que Sara, Rebeca e Raquel eram todas estéreis, ou seja: Abraão, Isaque e Jacó casaram com Mulheres estéreis, mas todas frutificaram. De fato, o Deus de Abraão, Isaque e Jacó é um deus dos impossíveis; talvez seja essa a mensagem contida nessa “coincidência”

Preciso aqui fazer uma menção nova a Ninrode, esses dias escrevi aqui que acreditava ser ele o idealizador da Torre de Babel, isso foi apenas um palpite meu, mas, pesquisando sobre ele, descobri que Flávio Josefo, um antigo historiador dos hebreus concorda com isso. Segundo Josefo, Ninrode era um homem que tentou mostrar às pessoas que elas não precisavam de Deus, que eram auto suficientes, a ideia da construção da torre surge como um mecanismo de defesa contra um novo possível diluvio. Essas informação, confesso, não as li in loco, logo não posso dar o devido crédito, as achei a esmo na internet; não sei também se Josefo estava certo, mas, pelo menos sei que, se no céu houver algum tipo de medalha para chutes Bíblico; para o chute de “Ninrode - O idealizador da Torre” eu e Josefo levamos.

Adriel M
Enviado por Adriel M em 30/12/2018
Reeditado em 30/12/2018
Código do texto: T6539230
Classificação de conteúdo: seguro