Dia 03 – Gênesis 12 – 19. Abraão, as filha de Ló, Agar e Melquisedeque

29 de Dezembro de 2018

Abraão é considerado o pai da fé, e sem dúvida foi um homem que viveu de forma a ser exemplo e a inspirar muitos, em especial, nessa leitura de hoje, observo a fé de Abraão (ainda chamado de Abrão em parte dela). Deus havia prometido um filho a Abraão, mas depois de falar com ele sobre esse assunto, o Senhor se calou por aproximadamente 13 anos! Foram mais de 10 anos e a tal promessa nãos e cumpria e nem se via indicativos de melhora na situação, pelo contraio, Abraão e sua esposa a cada dia ficavam mais velhos e “mais longes” de alcançar tal promessa, por fim, mais de uma década depois, o Senhor volta a falar com Abraão e lhe entrega o tão esperado filho.

Será que estamos dispostos a esperar verdadeiramente em Deus? Nas páginas da Bíblia toda essa história se passa em algumas páginas, mas na vida real foram anos, meses e meses se sucedendo sem perspectiva de melhora. Não posso aqui dizer o porquê dessa demora, não sei os motivos de Deus, e acredito que não caiba a nós os perscrutar, entretanto fica aqui o exemplo; mesmo quando as situações indicarem o contrário, devemos ser firmes à promessa de Deus em nossas vidas.

Entretanto, mesmo sendo um homem de fé, Abraão não foi perfeito, nesse terceiro dia de leitura pude observar que o mosquito do Jeitinho brasileiro já voava naquela época. Abraão mente sobre Sara ser sua esposa, Sara resolve entregar sua escrava para que Abraão tenha um filho, as filhas de Ló embebedam o pai para poderem engravidar. Nesses três casos as consequências foram negativas, penso que quando a fé falta, vem-nos o jeitinho, um modo de ajudar Deus a empurrar o carro do milagre para ver se assim ele pega no tranco. Que atire a primeira pedra quem nunca quis dar um palpite ou ajudar o Soberano em suas obras!

Dois outros personagens muito me chamaram atenção e não podeira encerrar meu relato de hoje sem citá-los: Melquisedeque e Agar.

Melquisedeque era rei de Salém e sacerdote do deus altíssimo, fora isso não temos muita informação sobre ele, a questão é, como ele conhecia a Deus? Não sabemos de quem ele descendia e nem a sua ligação com Abraão, se é que havia alguma, mas sabemos que ele conhecia o Senhor, e mais do que isso, o servia. Isso me mostra que todos podem conhecer a Deus, acredito que Melquisedeque tenha ouvido histórias de seus antepassados acerca de Deus, ou ainda, em uma noite estrelada, contemplando o céu, sentiu sem eu coração que havia algo além, buscou a Deus e esse se fez achar, particularmente prefiro acreditar nessa hipótese.

A história de Agar é triste, ela era escrava de Sara e foi usada como barriga de aluguel para que Abraão tivesse filhos, ao engravidar passou a desprezar sua senhora e por isso Sara a maltratou ao ponto de fazer com que Agar fugisse; então um anjo lhe falou para voltar e se humilhar debaixo da mão de sua dona. A bíblia não fala aqui que Deus mudou o coração de Sara para que ela não mais perturbasse Agar, mas fala para ela se humilhar. Em certas vezes é isso que Deus quer de nós, precismos como servos Dele entender que é preciso aprender a nos quebrantar. Não que isso seja fácil ou que gostemos, mas precisamos buscar a Deus para saber como agir nas situações, e se o veredito divino for esse, necessitamos ter a maturidade para sabermos nos humilhar debaixo da autoridade de quem quer que Deus determine, lembrando sempre que a vontade de Deus é boa. Que ele nos ajude, a começar de mim, a sermos mais humildes e a quebrarmos nosso ego.

Saindo um pouco do tema da leitura, mas entrando na questão praxis, a partir de hoje não estou mais usando a versão do LibreOffice citada na introdução, atualizei para a versão mais recente disponível na T.D.F. e estou com a Versão 6.1.3.2. tenho lutado um pouco para conseguir numerar as páginas de acordo com a ABNT, mas essa luta eu travo sempre, independente do software! No demais não tenho tido dificuldades com as formatações básicas de recuo, margem, espaçamento de linha e etc. Em fim, final do relatório do terceiro dia, que Deus seja com todos nós.

Adriel M
Enviado por Adriel M em 29/12/2018
Código do texto: T6538099
Classificação de conteúdo: seguro