Dia 02 – Gênesis 6 – 11. O Dilúvio, Ninrode e a Torre de Babel

28 de Dezembro de 2018

Sem dúvidas Gênesis é um livro cheio de detalhes, acredito que um estudo profundo desse livro traria muitas informações valiosas, quando vejo todas as genealogias da Bíblia fico pensando: “Mas para que isso está aqui?” Genealogias são chatas de se ler e não aprecem ter muita serventia, mas Deus fez questão que elas integrassem o texto sagrado, logo, entendo que algum valor tenham, talvez, penso eu, sejam uma das chaves para a veracidade histórica da Bíblia.

Hoje lemos sobre o dilúvio, e observando os versos 11 e 13 dos capítulos 7 e 8 (respectivamente) conta-se um ano do dia em que as chuvas começaram até o dia em que Noé saiu da arca. É certo que toda a humanidade pereceu nos primeiros dias, quando as águas cobriram toda a Terra, então para que tanto tempo preso na arca? Penso que seja para “dar tempo” de limpar a Terra, seria muito traumatizante para noé ver todos aqueles cadáveres pelos campos, fora a imundície que deveria ser. Acredito que esse um ano foi providencia divina para que Noé pudesse encontrar uma Terra limpa e sem resquícios da matança provocada pelas chuvas.

Ninrode é outro personagem icônico, há quem acredite que ele é Gilgamesh, um personagem da mitologia babilônica, mas o que sabemos pela Bíblia é que ele foi o primeiro a ser tornar grande na Terra, desde tempos remotos o homem busca ser poderoso. Há quem diga que a expressão “Caçador valente diante do Senhor” (Gn 10.9) indique que Ninrode era valente contra Deus, ou seja, um homem que desafiava Deus, seu nome significaria “Rebelar” e seria isso que ele teria feito contra Deus. Talvez, especulo aqui, tenha sido o idealizador da famosa Torre de Babel, já que ele reinou sobre a cidade.

Independente de quem foi o idealizador, Deus foi o atrapalhador; lemos que é ali, em Babel, que Deus, para a alegria dos cursos de idiomas, confunde as línguas da humanidade a fim de que os povos se dividam e povoem a terra. Desde então, o homem está tentando desfazer esse feito divino através da globalização. Esse texto nos trás também uma declaração do potencial do homem quando trabalhando em união “Não haverá restrição para o que eles intentarem fazer” (Gn 10,6), infelizmente, esse potencial tende a ser usado para o mal e o homem, para seu próprio bem, precisa andar em “desunião”.

Adriel M
Enviado por Adriel M em 28/12/2018
Código do texto: T6537276
Classificação de conteúdo: seguro