Dia 01 – Gênesis 1 – 5. A criação da Mulher e a morte de Abel

27 de Dezembro de 2018

O texto de hoje inicia com a criação do mundo e encerra na genealogia de Adão com o nascimento de Noé e seus filhos, embora sejam apenas 5 capítulos e algumas páginas, na prática foram vários anos e geração, dois versículos me chamam muito a atenção nesse texto, o primeiro deles encontra-se me Gênesis 2:18, quando Deus afirma que não é bom que o homem esteja só; sempre que leio essa passagem fico pensando no motivo que levou o Criador a postergar a criação da mulher, seria para ela não dar palpite? Brincadeiras a parte, creio que o motivo foi simples, para que o homem sentisse falta de uma companheira. Adão sentindo falta de alguém receberia muito mais alegre o presente de Deus do que se simplesmente já fosse criado com sua esposa. Acredito que, às vezes, o Senhor nos faça passar determinadas provações para que possamos valorizar mais as nossas vitórias.

Outro texto que me chama atenção é o assassinato de Abel. Qual o motivo que levou Deus a preferir a oferta de Abel a de Caim? Já ouvi muitas explicações: Abel ofertou das primícias (do melhor) enquanto Caim simplesmente deu qualquer coisa, Abel ofertou com sangue e assim tipificava o sacrifício de Cristo… Mas ultimamente, tenho aceitado mais um comentário que ouvi de forma despretensiosa: Lemos em Gênesis 4:5 que Deus não atentou para Caim e para sua oferta, ou seja, Deus não se agradou de Caim nem da sua oferta. O motivo pelo qual Deus não recebeu a oferta de Caim é na verdade a má índole que Caim tinha, Deus não o recebeu, e muito menos sua oferta. Caim era filho do maligno e sabemos que Deus prefere a obediência do que o sacrifício, como o profeta Samuel falará no futuro.

Adriel M
Enviado por Adriel M em 28/12/2018
Código do texto: T6537274
Classificação de conteúdo: seguro