Festa da Exaltação da Santa Cruz
(Nm21,4b-9; Sl 77(78); Fl 2,6-11; Jô 3, 13-17)
João nestes versículos distribui sentenças em torno da fé: crer para ter vida.
Muitos israelitas haviam se rebelado contra Deus e Moisés. Por castigo, Deus enviou serpentes venenosas que mataram a muitos.Diante do arrependimento do povo,Deus ordenou que Moisés fizesse uma serpente de bronze e a colocasse no alto de um poste.Olhando para a mesma os mordidos de serpentes se curavam pela fé. De igual forma, Cristo deveria ser erguido no alto de uma cruz. A serpente de bronze era a imagem de Jesus exaltado na cruz. A serpente livrava de uma morte repentina, Jesus crucificado dá a vida eterna a todos que creditam nele.
O amor de Deus ao homem é tamanho, a ponto de entregar seu Filho único à morte de cruz. Deus enviou seu Filho ao mundo para salvação da humanidade.
O salmista canta: “Das obras do Senhor, ó meu povo, não te esqueças”. Como esquecer e não ter gratidão por tão imenso amor? A porta do paraíso que havia se fechado para nós (Gn 3), abre-se novamente com a morte de Jesus na cruz. Por vontade própria, por obediência ao Pai, para que nenhum de nós se perca Jesus dá a sua vida na morte e morte de cruz. Ele havia dito: quando eu for levantado...Atrairei todos para mim.
Celebramos hoje a exaltação da Santa cruz. Celebramos o madeiro de onde recebemos a salvação. A cruz que era o sinal mais terrível, o castigo mais absurdo, converte-se em sinal do Senhorio do Senhor, sinal de piedade e nos leva à oração, à contemplação dos mistérios de Jesus; Sinal de redenção, símbolo daquele que crê.
Traçar o sinal da cruz para os que estão em comunhão com o Mestre é traçar o sinal de eternidade, o nosso sim ao Senhor, é proclamar que Jesus é o Senhor, que estamos com ele, que pertencemos a ele, que queremos morrer com ele para com ele ressuscitar.
A Cruz é o sinal de Cristão que deve ser valorizado, nunca banalizado. Sinal da redenção que o Senhor conquistou para nós derramando seu sangue. Por isso ao olhar para cruz do Redentor queremos ficar curados pelo suplício daquele que nos amou até a morte de cruz. E queremos nos comprometer com o Senhor , com o seu Evangelho, com a sua missão, mostrando a todos que depois da cruz, vem a vida, a ressurreição. Guardemos sempre seu sentido em nossos corações e lembremos que do Coração de Jesus, ao ser traspassado, no alto da cruz, jorrou a água e o sangue que deram origem aos sacramentos do batismo e da Eucaristia .
Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=652067