Pecadinho e pecadão: existe um peso para cada pecado?

Pecadinho e pecadão: existe um peso para cada pecado?

Em primeiro lugar, TODOS somos pecadores. Por mais que o cristão saiba disso, muitos insistem em se colocar numa posição superior e "mais santa" em relação ao não-cristão. Isso me entristece muitíssimo.

A Parábola do Fariseu e do Publicano, retrata a oração de dois homens: a primeira, de um homem (fariseu) obcecado por suas próprias virtudes, e a segunda, de um homem (publicano) humilde que pedia misericórdia a Deus. Veja a passagem a seguir:

Lucas 18: 10. — Dois homens foram ao templo para orar: um era fariseu e o outro era publicano. 11. O fariseu ficou em pé e orava de si para si mesmo, desta forma: “Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano. 12. Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo o que ganho.” 13. O publicano, estando em pé, longe, nem mesmo ousava levantar os olhos para o céu, mas batia no peito, dizendo: “Ó Deus, tem pena de mim, que sou pecador!” (Bíblia Sagrada - NAA)

Quando você ora a Deus exaltando suas próprias qualidades, tentando se mostrar melhor que o outro e/ou ainda tentando cambiar favores com Ele, sinto muito dizer, mas você está orando como o fariseu. Da mesma forma, quando você olha para o próximo, o julga e o critica, se colocando numa posição de maior santidade, você está se exaltando, logo também se igualando ao fariseu.

Sabe qual é o mal de muitos? É expurgar e/ou diminuir os erros de si mesmo e comparar com o dos outros.

- "Ah, mas foi só uma mentirinha!"

Sim, mas Deus abomina tanto a mentira quanto o roubo.

Sabe qual é a semelhança e a diferença entre você e um ladrão? A semelhança é que ambos cometem erros. A diferença está em quem se arrependeu.

Você pode continuar mentindo, achando que suas "mentirinhas" não ferem ninguém e não desagradam tanto a Deus, ou ainda, ficar se exaltando frente ao ladrão por nunca ter cometido um roubo, condenando-o. É sua decisão fazer isso. Mas se o ladrão reconhecer o próprio erro, se arrepender e pedir perdão a Deus, este sim, após a justiça ser feita, será exaltado por Deus. Não porquê o ex-ladrão merece, afinal NENHUM de nós merecemos coisa alguma de Deus (a graça divina já nos basta), mas porquê Deus enxergou no coração dele sinceridade, humildade e arrependimento.

"Ah, por que fulano erra tanto e tem uma vida tão boa, enquanto eu que sou boa tenho essa vida amarga?"

Porquê enquanto você não reconhecer que é um ser humano, naturalmente pecador, cheio de defeitos e IGUAL ao outro, você continuará iludindo a si mesmo.

Entenda: tudo que você faz, gera uma consequência boa ou ruim. Não justifique a consequência como provação/castigo de Deus ou demônios. Nem tudo são fatores espirituais. É importante quebrar o nosso orgulho, examinar a nós mesmos, nos arrepender de todo coração e evoluir pra melhor. O peso do pecado é o mesmo, a diferença se faz por meio do arrependimento sincero.

Lucas 18: 14. Digo a vocês que este desceu justificado para a sua casa, e não aquele. Porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado. (Bíblia Sagrada - NAA)

Graça & Paz!

Leonardo Salomon
Enviado por Leonardo Salomon em 26/11/2018
Código do texto: T6512510
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.