Creio que a expressão mais mencionada pelos meios de comunicações nesses últimos anos é essa tal de Operação lava-Jato. Mesmo assim, há gente que não sabe o real significado disso. Em um salão de cabeleireiros, encontrei alguém muito exaltado, falando de política atual. Perguntei-lhe o que pensava da Operação Lava-Jato. Sua resposta:
 
“Com a constante falta de água que estamos passando, daqui a alguns anos será impossível lavar até os carros de passeio nos lava-jatos, quanto mais um avião. Será muita água desperdiçada”.
 
A resposta da pessoa seria cômica se tal desconhecimento não fosse triste. Para evitar confusão ou mesmo briga, não corrigi a pessoa, explicando que o nome vinha do fato de a investigação ter começado em uma rede de postos de gasolina usada para movimentar dinheiro ilícito.
 
Ainda tem gente que acha que corrupção é coisa desse século, só que essa pratica vem desde o tempo de Noé. Por causa do nosso egoísmo, todos corremos o risco de cometer atos desse tipo, envenenando toda a sociedade. Quando a corrupção chega aos altos escalões, prejudica-se a nação inteira em áreas como saúde, transporte, educação, habitação, segurança... Mas ela começa em pequenas transgressões diárias, como estacionar sem necessidade numa vaga para cadeirantes, embolsar o troco a mais no supermercado, desrespeitar as leis de transito. Ela mancha o caráter de uma pessoa e de toda a sua família e corrói a ponto de enfraquecer um país inteiro.
 
A vergonha é ainda maior quando a pessoa se diz cristã, mas vive praticando esse delito. A leitura bíblica de hoje deixa bem claro que quem teme a Deus não pode agir de forma desonesta, quando o rei Josafá exige de seus juízes que lembrem que estavam trabalhando para o Senhor e prestariam contas a ele. Sigamos o exemplo dele para sanar nossa comunidade.
 
Leia 2 crônicas 19. 4-7
 
Não aceite suborno, pois o suborno cego até os que têm discernimento e prejudica a causa do justo. (Êxodo 23. 8)