GUERRA ESPIRITUAL

“Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” (Efésios 6.12).

No mundo, as pessoas vivem armadas de ódio, de inveja, de maledicência, de ofensas e até mesmo, com armas brancas e de fogo. Todas essas armas as colocam em luta, umas contra as outras. É uma batalha sem fim, que começou com o assassinato de Abel por Caim, seu irmão, e perdura até hoje. Essa batalha é fruto da carne e do pecado e tem dizimado, desde indivíduos, até a nações inteiras.

O apóstolo Paulo, que era um homem muito observador, reparou na armadura do soldado da sua época e viu como eles estavam preparados para a guerra. Desse modo, ele começou a fazer um paralelo entre o combate físico e o espiritual.

A nova vida em Cristo recebe uma nova armadura porque possui um novo inimigo. O Diabo e seus anjos dominam a vida daqueles que estão no mundo de pecados. Quando estávamos no mundo éramos amigos do Diabo. Mudamos de vida e mudamos de lado na batalha. Antes guerreávamos contra Deus e a favor do Diabo, ainda que sem saber. Hoje, guerreamos contra o Diabo e a favor de Deus. Por isso a necessidade da armadura de Deus.

Na cabeça, devemos colocar o capacete da Salvação, ou seja, a certeza da salvação em Cristo. As flechas do inimigo não atingirão a cabeça do crente convicto da eficácia do sacrifício de Cristo para lhe prover salvação.

A fé é o nosso novo escudo para nos defendermos das flechas inflamadas do maligno. Uma vida de justiça é a nossa couraça e nosso novo cinto é a verdade. Nossa arma de ataque é a Palavra de Deus. Por fim, a oração é a base da nossa nova vida, como ensina o apóstolo Paulo. Quando tomamos posse da armadura de Deus podemos vencer todas as ciladas e investidas do inimigo de nossas almas.

“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; e calçados os pés na preparação do evangelho da paz;tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.

Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos.” (Ef 6.10-18).

Uma vez em Cristo, não temos mais de lutar contra a carne e o sangue porque agora lutamos contra os poderes espirituais da maldade, as nossas novas armas são fornecidas por Deus e adquiridas em oração, lendo a Bíblia e reunindo com os irmãos para o nosso fortalecimento.

"Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais." (Efésios 6.12).

A nova vida em Cristo luta contra um inimigo invisível que, inclusive, pode usar as pessoas que estão a sua volta para atacá-la. Ele penetra na mente dessas pessoas com a única finalidade de desestabilizar o cristão. Desse modo, é preciso muita atenção para não entramos num combate carnal quando na verdade, satanás é quem está por detrás de tudo.

Devemos tratar com cortesia nossos semelhantes, ajudá-los, ter misericórdia e amor por eles sem jamais entrar em combate contra uma pessoa. Quando surgir alguma situação de combate devemos entrar logo em oração para que Deus combata por nós. Não adianta tentar explicar a situação para o opositor, porque ele não entende que pode ser usado pelo Diabo.

Não combater contra a carne, não significa que devamos estar sempre calados, mas que devemos responder segundo as palavras que Deus colocar em nossa boca. Humildade, paciência e oração devem ser amigos inseparáveis dodiscípulo de Jesus.

Além disso, devemos vigiar em todo o tempo para que nós mesmos não sejamos usados pelo Diabo, por descuidar da nossa conduta em Cristo. Veja o que Jesus disse a Pedro quando é acoonselhado por ele segundo a carne e não segundo o Espírito:

"Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens." (Mateus 16.23).

O discípulo de Cristo precisa compreender que há uma mudança completa de dimensão na sua vida quando ele entra no mundo de Deus e de suas verdades, até então desconhecidas. Agora, somos cidadãos do céu morando por um tempo na terra.

Existe uma luta real, espiritual e um inimigo real e cruel. Mas nós lutamos com as armas de Deus para ficamos firmes e ainda resgartamos muita vidas das mãos do Diabo, trazendo-as para o reino de Deus. O discípulo deve ser um soldado valente.