JESUS É O CAMINHO

“Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne.” (Hebreus 10.20).

Um caminho tem a finalidade de levar-nos de um lugar para outro, de uma cidade para outra e normalmente tomamos um caminho com um propósito definido, seja ele bom ou mau. Do mesmo modo, no mundo espiritual também existem caminhos a tomar:

"Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: Não andaremos nele." (Jeremias 6.16).

Para aquele que está vivendo uma vida comum, fútil e pecaminosa e já se acha cansado de tanta inutilidade, o novo caminho é o caminho de santidade, de paz com Deus e cheio de alegria no Espírito Santo. Há, contudo, aqueles que perseveram em fazer o mau e nem mesmo se dão conta disso. A estes a Bíblia adverte:

"Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte." (Provérbios 14.12).

Jesus, veio ao mundo para propor um novo caminho para todos os homens.

Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne. (Hebreus 10.20).

Jesus viveu com tanta intensidade a sua proposta de um novo caminho para o homem que Ele se confunde com o próprio caminho. Desde então andar pelo caminho que Jesus propôs é andar em Jesus. É viver em Jesus. É viver as suas verdades que conduzem o homem à vida eterna.

Respondeu-lhe Jesus: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." (João 14:6).

Jesus é o único caminho capaz de conduzir o homem a Deus. Ele é o único mediador entre o homem e Deus, ou seja, a única ponte, o único meio de ligação entre o homem e Deus.

“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” (1Timóteo 2.5).

Quando vagamos errantes pelo mundo não sabemos precisamente aonde vamos chegar. No mundo espiritual é do mesmo jeito: Andamos, daqui para acolá, a mercê da nossa própria vontade ou da vontade de outra pessoa. Seguimos conselhos espirituais diversos que nem sempre nos levam ao lugar que almejamos.

Em Jesus encontramos a porta do curral das ovelhas que abre para nós o acesso aos pastos verdejantes de Deus. Jesus é a porta e o caminho das ovelhas de Deus. Nele temos segurança de encontrar alimento espiritual e vida abundante.

"Eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvido. Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem. O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância." (João 10.7-10).

Um caminho novo é cheio de experiências novas. Assim no caminho de Deus aprendemos a valorizar a Palavra de Deus, amando-a e lendo-a diariamente. Aprendemos a ter comunhão com Deus através de seu Espírito Santo. Aprendemos a amar a Deus e às pessoas de um modo que nunca pensaríamos antes, no antigo caminho.

O apóstolo Paulo é um exemplo muito especial de uma pessoa que experimentou um mudança drástica de caminho em sua vida. Era um homem religioso, porém cruel, e perseguia o povo de Deus. Um certo dia Jesus o barrou na estrada que vai de Jerusalém para Damasco.

"E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer."(Atos 9.3-6).

A partir daí recebeu instruções de como seguir o caminho que é Jesus e se tornou uma grande benção para toda humanidade. Até hoje somos abençoados pelos seus escritos na Bíblia. Assim, o apóstolo Paulo pôde experimentar o que é uma mudança radical de caminho.

Se você ainda não está neste caminho, não demore em tomá-lo.