ESBOÇO DE PREGAÇÃO - O AMOR

TEMA: O AMOR

TEXTO: 1Coríntios 13.1

"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o címbalo que retine.

ANÁLISE DO TEXTO:

O autor da tese é o apóstolo Paulo, ele estava em éfeso durante a sua terceira viagem missionária. Paulo escreveu essa carta porque a Igreja de Corinto estava cheia de problemas, queria combater a rebeldia, as divisões e a falta de amor.

INTRODUÇÃO:

O que é amor? Amor é desejar o bem do outro somado ao trabalho pelo bem do outro. "O amor de Deus é a base da aliança com o povo de Israel (Samuel 20.17). O fundamento da sua fidelidad (Jeremias 31.3)"(Dic. da Bíblia de Almeida).Também a aliança com a Igreja é feita com base no amor de Deus.(Jo 3.16).

FRASE DE LIGAÇÃO:

Quero desenvolver esse tema fazendo e respondendo algumas interrogações sobre o amor.

DESENVOLVIMENTO:

I.Quando devo amar?

Em todo o tempo (Provérbios 17.17)

II. Como devo amar?

a. Como a mim mesmo (Mateus 23.38)

b. De coração (1Pedro 1.22)

c. Sem ciúmes nem contendas (Provérbios 17.19).

III. Porque amar

a.Porque Deus nos amou primeiro (1Jo 4.7).

b. Porque o amor cobre uma multidão de pecados (1Pedro 4.8).

c. Poque o amor é um dom supremo (1Coríntios 1.13)

IV. Para que amar?

a. Para sermos abençoados (1Pedro 2.17)

b.Para cumprir o mandamento do Senhor (Deuteronômio 6.5)

CONCLUSÃO:

O amor é a nossa escolha para sermos felizes e é amando que somos amados.

APELO:

Quero desafiá-lo a tomar a decisão de viver uma vida de amor.