A FAMÍLIA DE DEUS

“Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus.”

(Efésios 2.19).

Quando nascemos fisicamente, nascemos no seio de um lar, de uma família. Nesse lar temos uma mãe, um pai e irmãos, quando a família é completa. A família é o nosso ninho e a célula básica da sociedade humana. É o lugar onde devemos receber carinho, alimento, cuidado, compreensão, princípios morais, espirituais e seculares para uma vida equilibrada e feliz.

O ser humano se desequilibra em todos os sentidos quando a família é incapaz de suprir as suas necessidades mais fundamentais. A separação dos pais, a violência, o vício, a imoralidade, o desamor no seio da família são agentes produtores de indivíduos desequilibrados e despreparados para uma vida sadia.

Quando nascemos espiritualmente na família de Deus, recebemos todo um aparato para vivermos esta nova dimensão de vida de uma maneira saudável. Deus nos recebe em sua casa e nossa família fica tão grande quanto é o número dos salvos de todos os tempos. Desde então, passamos a ter Jesus, os anjos e o próprio Deus trabalhando em favor da nossa realização como filhos amados.

"Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera." (Isaías 64.4)

Na nova família temos um Pai eterno, amoroso, forte e santo, que é Deus. Jesus é o nosso amado Senhor e redentor, o qual, com o seu sangue nos resgatou do pecado e nos fez filhos adotivos de Deus.

"Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai." (Romanos 8.15).

Nosso pai é o criador dos céus e da terra, do mar e de tudo o que neles há. É o grande criador e sustentador do universo. É um pai que vela por nós noite e dia, uma vez que não dorme e nem sequer cochila. Nosso novo Pai não se embriaga, não é infiel em suas promessas. Ele é o Deus santo e inabalável. Rico em poder e grande em misericórdia.

Deus é o pai que deseja reconciliar consigo o homem que se tornou pecador e, com este objetivo, enviou seu único Filho ao mundo para que pudéssemos chamá-lo novamente de Abba ou pai, privilégio que o pecado tinha retirado de nós.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3.16).

Quando entramos para a família de Deus, herdamos juntamente com Cristo de todos os direitos de um filho de Deus. Devemos entender que, qualquer que seja a nossa condição social e econômica aqui na Terra, seremos herdeiros das riquezas eternas de Deus, uma vez que Ele se tornou nosso Pai, no momento de nossa entrega total à sua vontade.

"Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus." (João 1.12-13).

"Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados." (Romanos 8.17).

A nova e grande irmandade do discípulo de Cristo é chamada pelo próprio Jesus, de minha igreja, ou seja, o discípulo de Jesus faz parte de um grande grupo de irmãos espirituais que foi chamado para fora do mundo de pecados para viver em novidade de vida diante de Deus, isto é, em santidade, serviço e adoração.

Quando chegamos à família de Deus através do novo nascimento, nos tornamos então, bebês espirituais e precisamos de leite espiritual para o nosso crescimento sadio.

Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo. (1Pedro 2.2).

Aprendemos a orar, a louvar e adorar a Deus, a ouvir a Palavra de Deus e a obedecê-la, a amar e servir ao próximo e à Deus. Desse modo, vamos adquirindo estatura espiritual até chegarmos a ser cristãos experimentados.

"Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo." (Efésios 4.13).

O alvo da família de Deus é fortalecer todos os seus membros para a obra do evangelho, sem se esquecer de cuidar da saúde física, mental e emocional de cada um deles. Devemos cuidar uns dos outros para que em todos haja abundante graça e paz da parte de Deus.