O LIVRO DOS LIVROS

Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. (1Pe 1.23).

O discípulo de Jesus possui um novo e maravilhoso livro que vai ensiná-lo como andar na luz. A Bíblia é uma coleção de livros que traz os ensinamentos de Deus para o homem, através de seus profetas e apóstolos, além de seu principal conteúdo que são ensinos do Filho de Deus, o nosso Senhor Jesus Cristo.

Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina. (Ef 2.19-20).

Deus havia ensinado antigamente aos judeus através do Antigo Testamento e agora ensina a todo o povo da terra através do Novo Testamento. A Bíblia é o manual do discípulo de Jesus e o próprio Jesus é o “verbo que se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1.1)

Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo. (Hb 1.1-2).

A bíblia é a revelação escrita de Deus à humanidade e somente através de seus ensinos o homem pode se tornar agradável a Deus e capaz de realizar sua obra.

Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra. (1Tm 3.16).

O Antigo Testamento consiste dos ensinos dos profetas aos Judeus. Nele há inúmeras profecias a respeito de Jesus, além de muitos exemplos de fé e obediência a Deus que são úteis para o discípulo de Jesus. Já o Novo Testamento, conta a vida de Jesus com todos os seus ensinos, sofrimentos, morte, ressurreição e promessa de retorno para buscar o seu povo. O Novo Testamento registra também o dia a dia da igreja primitiva e as profecias o apocalipse.

Dizemos que a Bíblia é um livro cristocêntrico, porque o Antigo Testamento fala da vinda de Jesus para salvar a humanidade e o Novo Testamento fala do Filho de Deus entre nós, da preparação da Igreja para encontrar-se com Ele e da sua futura vinda para levar a sua Igreja para as moradas celestiais.

Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. (Jô 14.1-3).

A Bíblia é o livro mais lido na Terra e o único que foi composto por mais de 40 autores, durante um período de mais ou menos 1500 anos. Seus escritores variam de homens cultos a homens de poucas letras. Algumas partes foram escritas em palácios e casas, outras, sob uma tenda no calor causticante do deserto, outras ainda, no alto de uma montanha e pelo próprio “dedo de Deus”.

E o Senhor me deu as duas tábuas de pedra, escritas com o dedo de Deus; e nelas estava escrito conforme a todas aquelas palavras que o Senhor tinha falado convosco no monte, do meio do fogo, no dia da assembléia. (Dt 9.10).

O fato mais impressionante sobre a Bíblia foi ela ter chegado íntegra até nós, possuindo tantos inimigos no decorrer dos tempos. Isso aconteceu porque Deus vela sobre a sua Palavra até que ela se cumpra integralmente. “Então me disse o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir.” (Jr 1.12).

A Bíblia é a lanterna que nos guia pelos meandros escuros deste mundo tenebroso. Sem ela, a Terra já teria voltado ao caos. Os discípulos de Jesus são a luz do mundo porque andam à luz da Palavra de Deus. Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho.(Sl 119.105).

O Senhor Jesus Cristo nos ensina que devemos conhecer as Escrituras e também o poder de Deus, o qual ela demonstra e ensina. Jesus uma certa vez, repreendeu os saduceus, religiosos cultos, porém, incrédulos, com as seguintes palavras: “Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.” (Mt 22.29).

Em outra ocasião, Jesus se refere ao Antigo Testamento, dizendo que o mesmo testificava Dele. “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.” (Jo 5.39).

Muitos profetas falaram a respeito de Jesus em suas previsões de fatos futuros. O profeta Isaías, que viveu a aproximadamente 700 anos antes de Jesus, tanto profetizou sobre Jesus que é conhecido nos meios teológicos como o profeta messiânico.

A Bíblia deve ser o principal livro do discípulo de Jesus, deve ser o alvo de sua meditação noite e dia, uma vez que seu autor é Deus, através da inspiração dada aos profetas e apóstolos e o seu melhor intérprete é o Espírito Santo.