Irmão, Quando a Bíblia nos diz para termos temor e tremor de Deus o que está querendo dizer?
Devemos ter medo de Deus ao ponto de tremermos de medo Dele?

Como podemos entender melhor essa questão?

Parece-me meio estranho termos que ter medo de Deus a esse ponto. Pode me ajudar a entender?
Irmãos, realmente muitas pessoas não entendem bem essas expressões, pois muitas delas são usadas em um sentido figurado para ensinar verdades profundas sobre a forma como devemos nos portar diante de Deus. Mas busquei alguns textos bíblicos para te explicar melhor a questão, de forma que fique bem claro o que Deus quer dizer com termos temor e tremor.

Temos que servir a Deus com temor e tremor? O que é isso?

(1) Um dos versículos que expressa essa ideia de temor e tremor a Deus é;

Filipenses 2:12 – De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor;

Outra versão

Portanto, meus queridos amigos, vocês que me obedeceram sempre quando eu estava aí, devem me obedecer muito mais agora que estou ausente. Continuem trabalhando com respeito e temor a Deus para completar a salvação de vocês. (Filipenses 2:12)

O que observamos inicialmente são o uso de duas palavras: temor, que significa “medo” e tremor, que significa “estremecer de medo”.
Não parece muito lógico que alguém possa desenvolver a salvação e a sua fé em Deus estremecendo de um medo paralisante, certo?

Então, o que temos é algo mais profundo do que isso, que precisamos analisar melhor.

(2) Essa expressão “temor e tremor” geralmente é usada para expressar não uma ideia de pânico ou medo descontrolado ao ponto da pessoa estremecer descontroladamente, antes, é usada como uma expressão que aponta uma atitude de grande respeito e reverência diante de Deus ou de alguém muito importante. O foco aqui é trazer às pessoas a reflexão de sua pequenez diante do Deus todo poderoso e fazê-las perceber que diante de um Deus tão grandioso não se espera outra atitude senão humildade, reverência, honra e outras atitudes semelhantes. Atitudes de orgulho, presunção, altivez e coisas do tipo não são aceitas diante de Deus:
Tiago 4:6 - Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

Temor e tremor não é um medo paralisante de Deus

(3) Muitas pessoas levam a expressão temor e tremor ao pé da letra e acabam tendo um grandioso medo de Deus, como se Ele fosse um soberano rei castigador que se alegra com cada erro que dá a Ele o direito de castigar e trazer desconforto à pessoa. Tal imagem de Deus, porém, não é bíblica e está muito distante do que Ele realmente deseja de cada um de nós.

O livro de Salmos lança luz a essa questão e nos traz a real ideia do temor e tremor de Deus:

Salmos 2:11 - Servi ao SENHOR com temor e alegrai-vos nele com tremor.

Servir ao Senhor com temor e alegrar-se nele com tremor expressa como podemos nos relacionar com Deus da forma como Ele deseja, ou seja, com humildade, reverência, honra e não com um medo paralisante e atitudes altivas que o desagradam.

Finalizando

(4) Para finalizar, temor e tremor são usadas na Bíblia não só com respeito a Deus, mas também em outras situações, quando a pessoa queria mostrar humildade e reverência diante de alguém importante, como o Apóstolo Paulo à igreja de Corinto:

1 Coríntios 2:3 - E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor.

Outra versão

Quando visitei vocês, eu estava fraco e tremia de medo.
(1 Coríntios 2:3).

Glória a Deus, Amém Senhor.
NRS17032018