QUEM É A ESTRELA DA MANHÃ?

Lemos na Bíblia em Isaías 14:12;  o seguinte trecho: “Como você caiu dos céus, ó estrela da manhã, filho da alvorada! Como foi atirado à terra, você, que derrubava as nações!”. Donde, algum leitor/intérprete, poderá imediatamente inferir que, de acordo com a sentença sublinhada, estrela da manhã, seja Lúcifer.

Trago ainda outra tradução para averiguarmos:

"12 Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!13 E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.14 Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. Isaias 14:12-14"
 
Creio que todos devemos saber que Lúcifer significa “portador de luz” e no contexto acima a sentença: “Como você caiu dos céus…” faz referência a ele; assim como: “Como foi atirado à terra, você que derrubava as nações!”. De onde é fácil perceber que quando Lúcifer foi atirado à terra, não possuía nenhum merecimento bom.

Em uma atenta pesquisa ao endereço da Enciclopédia livre (https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%BAcifer) temos o seguinte: 
"Lúcifer (do latim Lux fero, portador da Luz, em hebraico, heilel ben-shahar, הילל בן שחר; em Grego na Septuaginta, heosphoros) significa "o que leva a luz", representando ao portador de luz, o planeta Vênus, que é visível antes do alvorecer. Provém duma raiz que significa "brilhar" (Jó 29:3), e aplicava-se a uma metáfora aplicada aos excessos de um "Rei da Babilônia", não a uma entidade em si, como afirma o pesquisador iconográfico Luther Link, "Isaías não estava falando do Diabo.Usando imagens possivelmente retiradas de um antigo mito cananeu, Isaías referia-se aos excessos de um ambicioso rei babilônico. A expressão hebraica (heilel ben-shahar) é traduzida como "O que brilha", nas versões NM, MC, So. A tradução "Lúcifer" (portador de luz), deriva da Vulgata Latina de São Jerônimo e isso explica a corrência desse termo em diversas versões da Bíblia. Mas alguns argumentam que Lúcifer seja Satanás e por isso, também foi o nome dado ao anjo caído, da ordem dos Querubins (Ez 28.14). Assim, muitos nos dias de hoje, numa nova interpretação da palavra, o chamam de Diabo (caluniador, acusador), ou Satã (cuja origem é o Shai'tan (em hebraicoAdversário)."

Definição no Judaísmo
A religião judaica não possui um ser todo malévolo, que combata contra o Criador. Por outro lado, o nome hilel ben shachar (הילל בן שחר, filho d'alva), achado nos livros dos Profetas Isaias e Ezequiel a quem muitos atribuem ao Diabo, no contexto judaico relevo nenhum tem, pois se trata de uma referência aorei da Babilônia, Nabucodonosor, que era daquela alcunha chamado. Atribui-se ao erro de interpretação, segundo a visão hebraica, a leitura da frase fora do contexto geral, pelo qual o profeta fazia uma exortação direta ao monarca.
Definição na Igreja Católica
De acordo com São Jerônimo, Lúcifer era o nome do principal anjo caído, e seu nome em hebraico, helel, é derivado do verbo lamentar, pois ele lamenta a sua queda e a perda do seu brilho. Esta visão prevaleceu entre os padres da Igreja, de forma que Lúcifer não fosse o nome próprio do diabo, mas apenas o seu estado anterior à queda.
Há uma outra passagem bíblica, em Apocalipse 22:16, onde lemos: “Eu, Jesus, enviei o meu anjo para dar a vocês este testemunho concernente às igrejas. Eu sou a Raiz e o Descendente de Davi, e a resplandecente Estrela da Manhã”.

Observemos dentre outras coisas:

Neste trecho a identificação da Estrela da Manhã aparece logo no início da frase: “Eu, Jesus,…” em que o próprio se declara descendente de Davi. E toda a Bíblia, através dos relatos dos profetas e dos apóstolos, vem comprovando-nos quem é Ele. para bem compreendermos precisamos entender não somente os textos acima, mas o todo da Palavra. Se lermos literalmente, somente o que está escrito, ficaremos perdidos. Mas se lermos todo o contexto da Palavra, saberemos diferenciar. Além do mais há muito tempo atrás já foi dito: “A letra mata, mas o espirito vivifica!”.

Por isso é que, desde já, afirmo que a Estrela da Manhã é Jesus!

Ele (Jesus), sendo em forma de Deus não teve por usurpação (exercer algo sem qualquer legitimidade), ser igual a Deus. Antes se esvaziou a si mesmo, tomando forma de homem!

O que nos é dito em Isaías, é sim uma referência a Lúcifer que não sendo como Deus, julgou por usurpação ser maior que Deus, pretendia ser a estrela e por isso foi lançado a terra.
https://www.voceparadeus.com/2015/04/quem-e-estrela-da-manha-jesus-ou-lucifer.html
Cientificamente, a estrela da manhã é o planeta Venus. Antigamente, muitos povos não faziam distinção entre as estrelas, os planetas, os cometas e outros corpos celestes menores que viam no céu. Todas essas coisas eram chamadas de estrelas.
Venus é uma das estrelas mais brilhantes no céu noturno e é a última estrela a desaparecer de manhã. Por isso, ela ficou conhecida em algumas culturas como a estrela da manhã. Várias culturas têm mitos associados à estrela da manhã.
 
Na profecia de 12Como você caiu dos céus, ó estrela da manhã, filho da alvorada! Como foi atirado à terra, você, que derrubava as nações!13Você, que dizia no seu coração: "Subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da assembleia, no ponto mais elevado do monte santo.14Subirei mais alto que as mais altas nuvens; serei como o Altíssimo"." Isaías 14:12-14, Deus condena a estrela da manhã. Aqui, a estrela da manhã representa uma pessoa que tinha grande poder mas que se tornou arrogante. A “estrela da manhã” se achou superior e tentou roubar a glória de Deus. Por causa disso, Deus condenou essa pessoa ao mundo inferior.
Essa passagem normalmente é interpretada como uma referência à queda de satanás. Ele foi criado por Deus mas se tornou arrogante e se rebelou contra Deus.  A passagem também pode ser uma condenação a pessoas que caem no mesmo erro que o diabo e tentam ser superiores a Deus.
Nessa passagem, a estrela da manhã representa a glória que algumas pessoas alcançam. Seu poder brilha como a estrela da manhã, se destacando entre outros do seu gênero. Mas quem tem uma posição importante precisa tomar cuidado para não cair na arrogância. Os que se rebelam contra Deus perderão tudo, tal como a “estrela da manhã” nessa profecia, que caiu do céu.

 
Em "Eu, Jesus, enviei o meu anjo para dar a vocês este testemunho concernente às igrejas. Eu sou a Raiz e o Descendente de Davi, e a resplandecente Estrela da Manhã."Apocalipse 22:16, Jesus diz que ele é a estrela da manhã. Nessa passagem, o significado da estrela da manhã é diferente da profecia de Isaías. Jesus não está dizendo que ele é igual ao diabo.
Toda a glória e todo o poder pertencem a Jesus. Ele se destaca acima de todas as coisas porque ele é Deus. Ninguém é como Jesus. Sua glória ainda brilha quando todos os outros falham.
A estrela da manhã também anuncia o início do dia, o fim da escuridão. De modo semelhante, Jesus veio para trazer o fim da escuridão do pecado em nossas vidas. Ele é nossa esperança, que nos dá a luz de Deus.
 
Em "26 Àquele que vencer e fizer a minha vontade até o fim darei autoridade sobre as nações.27" 'Ele as governará com cetro de ferro e as despedaçará como a um vaso de barro.'28"Eu lhe darei a mesma autoridade que recebi de meu Pai. Também lhe darei a estrela da manhã."Apocalipse 2:26-29, Jesus promete dar a estrela da manhã aos seus fiéis. Isso não significa que vamos literalmente receber uma estrela, nem que vamos ocupar a posição do diabo. Significa que vamos partilhar da glória de Jesus.
28 E dar-lhe-ei a estrela da manhã. 29 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.’

A autoridade que Jesus dá ao “vencedor” nessa passagem é a autoridade que pertence a ele. Jesus nos torna filhos de Deus, herdeiros junto com Jesus (17Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória."Romanos 8:17"). A glória e o poder pertencem a Jesus mas no fim dos tempos ele nos dará uma parte dessa glória. A estrela da manhã simboliza essa glória.
https://www.respostas.com.br/estrela-da-manha-significado/
O texto que é muitas vezes citado neste contexto é 2 Pedro 1:19:
“E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em  vossos corações”.
Mas não parece haver qualquer conexão com ele uma vez que aqui a palavra traduzida do Grego como “estrela da manhã” é  φωσφόρος (phosphoros). A “estrela da manhã” em Ap. 2:28 é ἀστὴρ πρωϊνός (aster proinos), que reflete fielmente o significado do original. No entanto, outro texto judaico pode lançar a luz sobre esta questão. Quando o Livro do Eclesiástico elogia o sacerdote Simeão o Justo, ele o descreve de forma muito poética:
“Como ele era majestoso, cercado pelo povo, quando saía do santuário  por trás da cortina. Ele era como a estrela da manhã (ἀστὴρ ἑωθινὸς) entre nuvens, como a lua nos dias em que está cheia. Era como o sol fulgurante sobre o Templo do Altíssimo…” (Sirach 50:5-7).
Mesmo que a segunda palavra Grega (ἑωθινὸς) não seja exatamente o mesma de Ap.2:28 (πρωϊνός) elas no entanto são totalmente sinônimas.
Portanto, o aspecto básico do significado do conceito de estrela da manhã é  glória. A estrela da manhã para ser recebida  ou ser dada  deve ser entendida como uma promessa de futuro glorioso, uma afirmação de grande bem ainda por vir.
Jesus está prometendo  conceder o dom da estrela da manhã para aquele que vencer. Em Ap. 22:16 Jesus afirma que Ele próprio é “a brilhante estrela da manhã” (ὁ ἀστὴρ ὁ λαμπρὸς ὁ πρωϊνός). Em suma, Jesus promete dar um futuro glorioso para alguém com a máxima fidelidade e perseverança do vencedor. Eles irão compartilhar com o Próprio Cristo.
https://blog.israelbiblicalstudies.com/pt-br/jewish-studies/o-que-e-a-estrela-da-manha-ap-2-26-29/
O trecho que gerou sua dúvida está em Isaias 14:12-17: "Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo. Os que te virem te contemplarão, considerar-te-ão, e dirão: É este o homem que fazia estremecer a terra e que fazia tremer os reinos? Que punha o mundo como o deserto, e assolava as suas cidades? Que não abria a casa de seus cativos?"

O nome "Lúcifer" não aparece em todas as traduções da Bíblia, e significa portador de luz. Quanto à expressão "estrela da manhã", os anjos são identificados como "estrelas da manhã" em Jó 38:7, portanto não há nada errado em se utilizar a expressão para anjos, sejam eles caídos ou não. 

O fato de Jesus ser também chamado de Estrela da Manhã em Apocalipse 22:16 não desautoriza a aplicação da expressão a Lúcifer enquanto a Satanás, mas apenas confirma o papel de imitador do diabo. Repare que em Apocalipse você encontra uma trindade satânica, com o diabo, a besta e o anticristo. 

http://www.respondi.com.br/2008/12/pode-lucifer-ser-estrela-da-manha.html /Mario Persona


"Onde na Bíblia tem o nome Lúcifer ? Consta que esse teria sido um “apelido” dado a Satanás pelos poetas bêbados da madrugada no século VI."

Deixo esta última informação para acautelar ainda mais a pesquisa.
 

Fontes da Pesquisa de Madalena de Jesus

Bíblica na tradução Nova Jerusalém e na Web nos endereços citados acima.

 

149432-mini.jpg
16/05/2018 17:45 - Click aqui para ler James Assaf

Lírio do Vale, Estrela da Manhã
A Ele a Glória, a Ele o Louvor
A Ele o Domínio, Ele é o Senhor.

A Ele a Glória, a Ele o Louvor,
a Ele o Domínio, Ele é... (Mensagem Brasil).


Importantes esclarecimentos, caríssima Madalena! Muito proveitoso para formação. Abraço, tenha uma excelente noite!
Para o texto: 
QUEM É A ESTRELA DA MANHÃ? (T6259384
 
Louvado seja Deus pelo seu "Relacionamento" ... é divinal! Caro James Assaf foi para mim quase como uma oração a leitura e releitura deste texto esclarecedor. Excelente em tudo! Que Deus nos abençoe!
 
Maria Madalena de Jesus Gomes
Enviado por Maria Madalena de Jesus Gomes em 20/02/2018
Reeditado em 24/05/2018
Código do texto: T6259384
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.