A fé no amor que conhece-nos no mais profundo sentir.

Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade. E nisto conheceremos que somos da verdade, bem como, perante ele, tranquilizaremos o nosso coração; pois, se o nosso coração nos acusar, certamente, Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas. (1Jo 3:18-20). Aqui nestes versículos vemos João salientar o conhecer que Deus tem do nosso interior. De quando, em quando surgem e nossos corações alguma dúvida. Toda pessoa de espírito e coração sensível se realmente tiver algo de cristão, às vezes enfrenta pontos interrogativos no viver diário. Da seguinte maneira: o meu viver diário condiz com o sentir de Cristo? O balizador que João propõe é simples e fácil de realizar, pois é o amor ao próximo(1Jo 3:15-17). Se sentirmos que o amor por nosso próximo flui em nossos corações, podemos ficar seguros de que o sentir de Cristo está em nós.

Mesmo que as vezes faça-se revoadas de sentimentos que não coadune com o amor de Cristo Jesus, mas se tivermos consciência desse amor, não estamos longe de Cristo. O que vemos João afirmar que, mesmo que uma pessoa que não pareca ser tão religioso quanto alguns, mas se em seu coração transbordar o amor ao próximo em atitudes de respeito e serviço, certamente estará mais perto de Cristo, do que alguém que segue impecavelmente sendo praticante de uma ortodoxia fria, e religiosamente correta, mas imensamente afastada das necessidades dos demais. Portanto está passagem nos ensina que não é uma fervorosa religiosidade que nos aproxima do sentir de Cristo Jesus, mas sim um servir em amor verdade ao próximo e a Deus.

E mesmo que o mundo venha colocar dúvidas em nossos corações, quando a fé no amor de Deus habita nele saberemos que o seu amor é maior que as dúvidas dos nossos corações; ele sabe todas as coisas. Pois Deus Pai não só conhece nossos pecados, mas também nosso amor, nossos desejos veementes, a nobreza que nunca se expressa totalmente, nosso arrependimento e nossos sonhos; e a amplitude de seu conhecimento abre-se em graça e perdão, num aceitar não só do que fizemos, mas também o que queremos fazer. Um bom exemplo se dá quando Salomão dedicou o Templo:“Também Davi, meu pai, propusera em seu coração o edificar uma casa ao nome do SENHOR, o Deus de Israel. Porém o SENHOR disse a Davi, meu pai: Já que desejaste edificar uma casa ao meu nome, bem fizeste em o resolver em teu coração”" (1 Reis 8:17-18).

Sendo assim entendemos, que o servir em amor e verdade pode até parecer loucuras ou até fraqueza para o mundo. Porque o mundo nos julga segundo nossas obras; e não pode fazer outra coisa. Mas Deus nos julga conforme o profundo sentir de nossos corações e se em nossa vida há amor, podemos entrar confiantemente na presença de Deus, mesmo quando esse amor pareça fraco, imperfeito e impotente ante aos olhos do mundo. Pois conhecimento perfeito que pertence a Deus, e somente a Deus, porque Ele não é nosso verdugo, mas sim nossa esperança de amor e verdade. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 30/01/2018
Código do texto: T6240458
Classificação de conteúdo: seguro