JESUS: HOMEM E DEUS
JESUS: HOMEM E DEUS
Jesus, como Filho amado de Deus, sempre se dirigia ao Pai Celestial, com respeito, reverência e submissão. São várias as passagens bíblicas, através das quais, o Filho nos ensinou como devemos nos dirigir e nos submetermos a Deus!
"Eu e meu Pai somos um" , Ele disse. A relação Pai-Filho ficou patente nas Escrituras, tendo sido enviado, na condição e representação humana, para que, como humanos, pudéssemos assimilar, pelo Espírito Santo, o caráter do Deus Triuno: Pai, Filho e Espírito Santo. Pessoas distintas, com autonomia e personalidades próprias, mas, indivisíveis como Deus! João 10:30.
Na ressurreição de Lázaro, Cristo ergue os olhos aos céus, numa santa intimidade, agradecendo a Deus por tê-Lo ouvido: "Eu sei que sempre me ouves, mas disse isso por causa da multidão que está ao meu redor, para que creiam que Tu me enviaste.” João 11:42.
Por ocasião do batismo de Jesus no Jordão, as três pessoas da Santíssima Trindade se revelam simultaneamente. O Filho nas águas, o Espírito Santo, surgindo em forma de pomba e a voz de Deus-Pai, bradando dos céus: "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo." Mateus 3:17.
Erroneamente, algumas pessoas, com o pretexto de diminuir ou negar a deidade ( essência divina) de Jesus, usam a passagem do Jovem Rico, onde Cristo afirma, que "bom é só Deus"! Todas as afirmações de Jesus, a respeito do Pai, igualmente se aplicam a Ele, como Deus. Apenas, com essa afirmação, confrontava alguém que se julgava "perfeito"! Lucas 18:19.
Essa Palavra é boa e adequada para nós, quando nos sentimos "espiritualizados" demais, inflados de vaidade e orgulho, aceitando uma condição de superioridade espiritual, que julgamos ter, diante de um Deus onipotente, onisciente e onipresente!
Jesus, cem por cento homem e cem por cento Deus, nos diz hoje que, se quisermos ser perfeitos, precisamos despojar da soberba interior, aceitando o desafio, "Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e me siga” Lucas 9-23.
Palavra do Deus, Jesus, para os nossos corações! Louvado seja!