Um coração iluminado rebrilha a luz do amor.

Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma. (1Jo 1:5). Aqui vemos João afirma que o agir de cada um mostra quem realmente ele é. Ele começa afirmando que: Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. (1Jo 1:6). E mais a frente na mesma carta ele afirma o mesmo pensamento de outra forma: Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade. ( 1Jo 2:4).

João assinala aqui uma dura verdade de que a pessoa que diz uma coisa e faz outra, mente. A pessoa que diz uma coisa com seus lábios, e outra totalmente diferente com sua vida, é um mentiroso. Porque contradiz suas afirmações com sua maneira de viver, é um mentiroso. É bem certo que João não está se referindo a pessoa que procura constantemente mudar a si mesmo e no caminha tropeça e erra, nem tão pouco no que ama a Jesus Cristo e é tremendamente consciente de que sua vida está longe de expressar o amor que sente, e que sabe que deve expressar. Mas si ela pensa naquele que deliberadamente usa a fé e a confiança de outrem para beneficio próprio ou para atingir êxito em seus desejos mesquinhos. Ela fala da pessoa que professa amar a Cristo e mesmo assim desobedece deliberadamente, aproveitando-se do próximo e despreza os humildes e necessitados deixando-os na escuridão do desamor e por vontade própria leva uma vida cheia de eitos, preceitos e preconceitos. Neste não há luz e, é culpado de mentira.

Mais afrente João também assinala: Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. (1Jo 4:20). É a isto que ele se refere quando diz: Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. (1Jo 1:7). Tropeçar na caminhada pode acontecer com qualquer um pois quando empreendemos uma tarefa, com certeza, durante a execução haverão percalços. O importante está, em reconhecermos o erro pedir perdão, limpar o coração de todo o ódio ou rancor levantar e seguir firmemente na meta de praticarmos o amor ao próximo. O amor a Deus e o ódio ao próximo não podem conviver na mesma pessoa, pois não coaduna com os mandamentos de Jesus Cristo. Se nutrimos em nós as desavenças; se rancor tem mais espaço em nossos corações, que o amor e o perdão, isso prova que não amamos a Deus verdadeira e cabalmente. E todas as nossas afirmações de amor a Cristo e a Deus não servirá de nada. E este sentir se faz mentiroso, porque o ódio e o amor jamais anda juntos, pois no ódio só ha escuridão, preconceitos e desejos egoístas que levam a morte, ou seja, pecados que levam a morte (1Jo 5:16). Mas no amor, habita a luz resplandescente da vida de Deus gerando vida e vida em abundância. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 25/01/2018
Código do texto: T6236036
Classificação de conteúdo: seguro