Entendendo a vontade e a mente de Deus através do Espírito.

Deus, todavia, o revelou a nós por intermédio do Espírito! Porquanto o Espírito a tudo investiga, até mesmo as profundezas de Deus. (1Co 2:10). Aqui nesta passagem que se estende até o versículos dezesseis, vemos o apostolo Paulo ensinar que é preciso ter uma sensibilidade espiritual para que possamos entender a vontade de Deus. Ele mostra que as pessoas que são movidas apenas por emoções deixam passar a largo as orientações de Deus para a sua vida. Aqui Paulo deixa clara a diferença entre o ser humano que caminha movido pela emoção ou se deixa levar pela parte animal e do ser huamno que caminha se deixando guiar pelo Espírito Santo. E ele usa duas palavras do grego como veremos.

1 – A primeira é: pneumatikos (πνευματικός), A pessoa que é pneumatikos é aquele que é sensível a voz do Espírito e lhe obedece, aquele cuja vida é dirigida e guiada pelo Espírito, aquele que toma todas suas decisões e põe em exercício todos os seus juízos sob a influência e a direção do Espírito; aquele que vive consciente de que existem coisas mais além das coisas deste mundo, valores para além dos terrestres; que há uma vida para além da vida deste mundo. Aquele que entende que a misericórdia é mais importante que o sacrificio, aquele que entende que o praticar do amor e do perdão é mais importante que a vingança de uma vida cheia de rancor ou de eitos, preceitos e preconceitos. A pessoa que é dirigida pelo Espírito não aquela que vê o mundo em preto e branco ou cor de rosa, mas sim é aquela que é capaz de ver todo o colorido que a vida guiada pelo amor pode nos apresentar.

2 – Paulo também fala de outro tipo de pessoas que são os: psuchikos (ψυχικός). A pessoa psuchikos. Psuche do grego na biblia é traduzida geralmente por alma, mas esse não é o único significado desta palavra. Psuche é o princípio de toda vida animal, ou seja, tudo o que vive tem psuche: um cão, um gato todo animal tem psuche, mas estes não tem pneuma (espirito). Psuche é a vida física que o ser humano compartilha com todas as coisas vivas, mas pneuma, o espírito, é o que diferencia o ser humano, do resto da criação, o que o assemelha a Deus. Mas é comum no viver diário nos deixarmos ir e ser guiados pela nossa parte animal em detrimento a nossa parte espiritual. Psuchikos é a pessoa que vive como se não houvesse nada para além da vida física, como se não houvesse outras necessidades além da materiail; nem outros valores, já que se rege por medidas físicas e materiais. Uma pessoa que pensa assim não pode entender as coisas espirituais, ou seja, jamais vai entender a mente de Deus. A pessoa que considera como o fim supremo da vida o monopólio de bens materiais não pode compreender a generosidade; A pessoa que pensa que seus desejos e vontades devem ser a última palavra não pode compreender a pureza; a pessoa que se poõe acima o se sente mais importantes que outrens não pode compreender as coisas de Deus. E agindo assim O Espirito de Deus falará e ele não o escutará. Pois os nossos desejos e o nosso ego nos leva a viver em um mar de emoções onde as onde as ondas nos leva em um sobe e desce de emoções, nos tornando surdos para ouvir a direção do Espirito. E, é por isso que Jesus deu a seguine ordem: Vigiai e orai, para não cairdes em tentação. O espírito, com certeza, está preparado, mas a carne é fraca”.(Mat 26:41).

E por fim entendemos que se faz muito fácil fazer isso, chegar a estar tão comprometido com o mundo que não exista nada mais além dele. Nós também devemos orar para ter a mentalidade de Cristo, porque só quando Ele vive em nós estamos livres da invasão usurpadora das demandas das coisas materiais. E aos poucos vamos sendo capacitados em servir, perdoar amar e ter nas mãos a rica taça misericórdia, e os nossos ouvidos se abrirão para que possamos entender a mente e a real vontade de Deus. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 07/11/2017
Código do texto: T6164840
Classificação de conteúdo: seguro