Comentário da Liturgia da 2ª feira
da 20ª Semana Comum.
(Juizes2,11-19;Sl 105; Mt 19,16-22)
Apresenta-se “alguém” (16), que depois se caracteriza como “jovem”(20) e no fim como “rico”(22).Talvez seja intencional a graduação pois a pergunta pode ser feita por “qualquer um”, na contraposição entra a adolescência, e a recusa é provocada pela riqueza.. “O jovem se informa sobre uma espiritualidade de obras que assegure uma vida perpétua:” Praticai o que o Senhor ordenou... e vivereis, e tudo vos correrá bem e prolongareis a vida” (Dt 5,33).
Jesus viu sinceridade naquele jovem. Ele estava disposto, mas havia algo que o amarrava, o escravizava. Ele estava apegado aos seus bens e precisava desapegar-se e buscar o verdadeiro tesouro que se encontra no céu. Jesus chama-o para segui-lo, para ser um dos seus discípulos. Esse evangelho se aplica a cada um de nós, pois a verdade é esta:”onde está teu coração, aí está o teu tesouro”.
Jesus nos dá a oportunidade de um outro tesouro no céu. E nós acabamos não sabendo escolher. Abandonamos o Senhor para servir a outros deuses como fala a 1ª leitura e salmo de hoje. O nosso tesouro é seguir Jesus de perto. Jesus precisa ser o nosso tesouro, Senhor da nossa vida. Realmente, Jesus é o nosso único Senhor?
Muitas vezes quem está sentado no trono da nossa vida não é Jesus, é nossa ambição, nossa ganância, nossos afetos, nosso problemas.
Jesus precisa ter o 1º lugar na nossa vida. Quem é o centro da nossa vida? nosso trabalho, nossos negócios ...?
Ser discípulos é estar aprendendo com Jesus, a qualquer idade, a toda hora. Estamos deixando que Jesus transforme a nossa vida para que sejamos semelhantes a Ele?
Jesus aposta em nós. Precisamos ter coragem de investir tudo em Jesus, de deixar a mediocridade e nos decidirmos por Ele, viver como Ele viveu e ser como Ele é.
Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=615381