Comentário da Liturgia do Sábado da 19ª Semana Comum

                  (Js24,14-29; SL15(16);Mt 19,13-15)

 

 

Jesus estava a caminho de algum lugar como se vê no versículo 15. E os discípulos provavelmente afastaram as crianças porque estavam com pressa de chegar ou para poupar Jesus que estava cansado e faminto. Elas pertenciam naquela época ao universo social dos fracos e excluídos, formado pelos impuros, pecadores, pobres e gentios.

Jesus, no entanto, as acolhe carinhosamente e aproveita a oportunidade para advertir que “Todo aquele que não receber o reino de Deus com a mentalidade de uma criança, nele não entrará”. Cristo dá o ensinamento que se alguém não for humilde, sincero, puro, como as crianças o são habitualmente, não poderá pertencer à sua religião ou à sua Igreja. Reino dos céus significa em primeiro lugar a Igreja e a Religião que Cristo veio fundar. Em segundo plano, o céu eterno, destinado aos que pertencerem à sua religião e viverem de acordo com a Palavra de Deus.

Lembremos sempre que as crianças pertencem também à família e com ela fazem parte da comunidade. Por isso devem participar das celebrações eucarísticas dominicais além da catequese a elas destinada. As famílias devem dizer como Josué: Eu e minha família serviremos ao Senhor.

Peçamos ao pai a graça da singeleza de uma criança e o desapego a tantas preocupações que impedem que o reinado de Deus, reino de proclamação e denúncia aconteça na nossa vida.

Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=612712