Um dever que o amor nos dá.

Mas o que profetiza fala aos homens, edificando, exortando e consolando.(1Co 14:3). O apóstolo Paulo desde o capítulo doze da presente carta aos Coríntios até o capítulo quatorze ele ensina sobre os diversos dons que brilham nas vidas dos Cristãos. Neste capítulo ele disserta sobre os dons de falar em línguas e de profetizar. Mas o profetizar que ele se refere não se trata de uma adivinhação e nem tão pouco de frases de estímulos, mas sim de levar as pessoas os ensinamentos que estão contidos no Evangelho de Jesus Cristo. E seguindo este raciocínio vemos saltar três características que devem seguir uma pregação ou ensino da palavra de Deus.

1 – Deve edificar. Deve ter como fim aumentar o conhecimento que, as pessoas têm dos ensinamentos e da verdade Cristã, exortando-os e capacitando-os para viver uma vida Cristã. Deve outorgar-lhe uma mente melhor instruída tornando-os melhores equipado para viver diante das vicissitudes que o mundo lhes apresenta. Seu fim deve ser nutri-los de força para o caminhar Cristão.

2 – Deve alentar. Em todo grupo de pessoas há os que se sentem deprimidos e desanimados. Porque seus sonhos não se converteram em realidade; e diante de uma realização pessoal que se mostrou sem efeito estão caídos sentindo-se incapacitados. E, é diante do altar ou de um aconselhamento que este busca encontrar algo que alegre seu coração, que ampare seu braço, e o faça elevar a fronte. Um sermão pode começar mostrando o desastroso efeito do pecado na vida de um ser, mostrando para onde levará uma vida egocêntrica. Mas também tem que mostrar o brilho da graça e do perdão que vem diante do arrependimento. Um sermão deve mostrar que a vida Cristão não é uma vida de facilidades, mas também deve assinalar que a graça de Deus o capacita e, o capacitará a conquistar a vitória de uma vida que vai além da vida, e que um Cristão jamais está só pois o Espírito Santo esta nele e com ele.

3 – Deve confortar. No mundo a todo momento, corações são destroçados por ingratidões, traições, mentiras, ou seja, em todo grupo de pessoas haverá sempre alguém a quem a vida danificou e para este a primavera já não existe. Ele já não vê o colorido das flores e nem o azul do céu. Em sua volta ele só vê galhos secos e os dias são gris. E é dever de quem prega ou ensina levar a luz e o colorido do amor de Deus para esta vida. Todo Cristão que foi salvo pela graça tem o dever de levar a graciosidade da graça para vida de outrem sem distinção(Mat25:33-45). Pois o Evangelho de Jesus Cristo traz luz onde há escuridão, suscita beleza nas cinzas, é o óleo de alegria para o luto e um vestido de louvor para a alma oprimida. Eis a beleza de profetizar o Evangelho de Jesus na vida de cada um. E aqui entendemos a beleza da ordem que Cristo nos deu: Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século. (Mat 28:19,20). Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 27/09/2017
Código do texto: T6125998
Classificação de conteúdo: seguro