Vencendo o Pecado de Estimação

INTRODUÇÃO

Todo mundo tem um pecado de estimação. Aquele pecado que você peca, peca, peca, confessa, pede perdão, diz que se arrependeu, depois peca de novo. É o pecado costumeiro. É praticamente impossível encontrar um cristão que não tem um pecado desses, que sempre volta para atormentá-lo. Alguns convivem com ele, chamam de "defeito" ou "fraqueza" e não lutam mais. Outros tentam fingir que aquilo não é pecado e abafam sua própria consciência. Outros decidem lutar contra o pecado e fracassam, e de novo, e de novo, e de novo. Essa noite eu quero convidar você a lutar e vencer o seu pecado de estimação. Abra sua Bíblia em Mateus 4.1-11.

"A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus. Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto. Com isto, o deixou o diabo, e eis que vieram anjos e o serviram." (Mateus 4.1-11)

Mateus, Marcos e Lucas relatam essa tentação, e os três afirmam que ela aconteceu logo depois do batismo de Jesus, quando abriram-se os céus, o Espírito Santo desceu sobre Ele e uma voz soou dizendo: “Tu és o meu Filho amado, em quem me comprazo”. Então a tentação foi o primeiro ato após o início oficial do ministério de Jesus nesse mundo.

Mas o que, afinal, está acontecendo aqui? Desde o começo, o Evangelho de Mateus está mostrando que Jesus é o cabeça de um novo Israel, por isso Ele revive fatos da história do seu povo. Mateus começa mostrando que Jesus era descendente de Abraão, como Israel. Tanto Jesus quanto Israel nasceram de uma mulher que não podia ter filhos: a mãe de Israel, Rebeca, era estéril; a mãe de Jesus era virgem. O pai de Jesus se chamava José e Deus falava com ele por sonhos; um dos doze patriarcas de Israel se chamava José e Deus falava com ele por sonhos. O nascimento da nação de Israel foi quando um grupo de escravos que era maltratado por um rei de coração duro no Egito fugiu de lá. Um pouco antes dessa fuga um monte de crianças morreu. Quando Jesus nasceu, Ele foi perseguido por um rei de coração duro e fugiu para o Egito. Logo depois dessa fuga, um monte de criança morreu. Quando Jesus voltou do Egito, Mateus usa uma frase do profeta Oseias que se refere a Israel como se fosse uma referência a Jesus: "do Egito chamei o meu filho".

I Coríntios 10 diz que o povo de Israel foi "batizado" no mar antes de ir para o deserto; Jesus foi batizado no rio antes de ir para o deserto. E se nós compararmos veremos várias outras semelhanças entre a história de Israel e a história de Jesus. Assim, nessa tentação Jesus estava revivendo os quarenta anos que o povo judeu passou no deserto. Por isso os três textos que Jesus cita contra o diabo são de Deuteronômio 6, 8 e 10, que são justamente partes de discursos de Moisés para o povo de Israel depois dos quarenta anos, levando eles a meditarem a respeito de tudo o que acontecer e mudar o seu comportamento a partir dali. Então Jesus venceu onde o seu povo fracassou, para mostrar que Ele estava dando origem a um novo povo, que diferente do antigo Israel, venceria o pecado. A partir da maneira como Jesus lidou com essa tentação eu demonstrarei PORQUE nós devemos lutar contra o pecado de estimação e COMO nós lutamos contra ele.

PORQUE LUTAR CONTRA O PECADO DE ESTIMAÇÃO

1. Porque você não conseguirá fazer nada de importante na sua vida se você permanecer no pecado. Isso porque nossas obras só terão valor eterno se as fizermos unidos Deus. Embora os evangelhos enfatizem que o Espírito Santo guiou Jesus para ser tentado, a primeira coisa que Jesus fez no seu ministério foi ficar quarenta dias a sós com Deus. Se Jesus precisava dessa comunhão com o Pai para poder trabalhar, quanto mais nós? O problema é que é impossível manter uma comunhão profunda com Deus e permanecer no pecado. I João 1.6 diz que se dissermos que mantemos comunhão com Ele e andamos nas trevas, nós somos mentirosos. O pecado continuado gradualmente nos afastará de Deus e, consequentemente, nos impedirá de fazer qualquer coisa verdadeiramente útil.

2. Porque um pecado que se torna um hábito nos escraviza. Como diz II Pedro, "aquele que é vencido fica escravo do vencedor". Quando nós permanecemos no pecado, ficamos presos a ele. Por isso, assim como o Seu povo, Jesus foi provocado a não confiar no Pai, a preferir sua própria vontade à Dele. Mas Ele nos deu exemplo de humildade, pois mesmo sendo Deus, Ele não usou de Sua autoridade divina, mas a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se semelhante a nós e sendo obediente até à morte, e morte de cruz. E ele fez isso para nos dar liberdade do pecado, pois só se Ele nos libertar é que seremos verdadeiramente livres.

3. Porque o pecado continuado leva à morte. Em alguns casos morte física. Naqueles que não têm a Cristo, morte eterna. Mas podemos dizer que mesmo nos crentes os pequenos pecados que vão se acumulando geram algum tipo de morte. Isso porque segundo Jesus diz no versículo 4, para o homem viver ele precisa daquilo que procede da boca de Deus. O pão é apenas a ocasião pela qual Deus nos mantém vivos, mas Ele é a fonte da vida. Se o pecado nos afasta pouco a pouco de Deus, então o pecado nos mata aos poucos. Ele inverte a ordem, fazendo com que a gente prefira as bençãos que Deus dá ao invés do autor dessas bençãos. Mas assim como uma flor arrancada de uma planta logo morre, qualquer coisa nesse mundo à parte de Deus morre. Então quando preferimos viver longe do que diz a Palavra de Deus, nós estamos cometendo suicídio espiritual.

4. Porque todo pecado é uma forma de idolatria. Você está adorando alguma coisa quando você peca, e se você comete um mesmo pecado constantemente, você está adorando alguma coisa constantemente; esse pecado é a tua religião. Uma pessoa gulosa está idolatrando a comida. Uma pessoa avarenta idolatra o dinheiro. Alguém que vive na luxúria adora o sexo, e o invejoso adora aquela pessoa que ele inveja. Por isso Jesus disse: "Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto".

5. Porque quando nós pecamos continuamente nós estamos servindo ao diabo. A vontade de Satanás é que nós desobedeçamos a Deus, porque quando nós fazemos isso nós nos submetemos ao próprio diabo. Satanás ofereceu a Jesus todos os reinos desse mundo porque, segundo Efésios 2, aquelas pessoas que seguem as vontades da sua própria carne se tornam escravas de Satanás. Logo, um satanista não é apenas aquele que sacrifica um animal pro capeta, faz pacto com o demônio ou coisa parecida, mas é aquele que é constantemente tentado pelo pecado e continua obedecendo ao que o diabo quer, e não ao que Deus quer. Então, em certo sentido toda tentação pelo qual nós passamos é como se Satanás dissesse: eu te darei isso (aquele descanso extra para o preguiçoso, a honra para o soberbo, a comida para o guloso ou o dinheiro para o avarento) se você me adorar.

COMO VENCER O PECADO DE ESTIMAÇÃO

Quando a tentação vier, quando passar aquela mulher bonita e você ficar tentado a ficar olhando, quando alguém te provocar e você sentir vontade de brigar com a pessoa, quando surgir a oportunidade de passar a perna em alguém ou você ficar com preguiça de ler a Bíblia e preferir ficar vendo televisão, você precisa ter uma estratégia. Eu escolhi seis estratégias que nós podemos usar para vencer a guerra contra o pecado, que podem ser colocadas sob a forma de um acróstico: Cantar. C-A-N-T-A-R. Essas estratégias podem ser usadas contra praticamente qualquer tentação, mas eu quero te exortar essa noite a usá-las principalmente contra aqueles pecados que se tornaram hábitos e você não consegue se livrar deles.

C- Corra. Quando você não pode vencer um inimigo, você foge. Satanás é muito mais esperto e poderoso do que nós na nossa própria força, e ele tem ao seu lado o mundo e a nossa própria carne. "Foge das paixões da mocidade", diz II Timóteo 2.22. Uma prática que pode te ajudar muito nessa fuga do pecado é o jejum. Deuteronômio 8 Deus diz que Deus deixou Israel fazer um "jejum" de quarenta anos no deserto comendo só maná, para aprender que nem só de pão viverá o homem, mas de tudo que procede do Senhor. No jejum de Jesus de quarenta dias ele estava revivendo isso que Israel passou, por isso Ele cita esse mesmo texto. Isso aponta para um dos propósitos do jejum, que é nos lembrar que nós somos criaturas cheias de necessidades, totalmente dependentes de Deus, de modo que os convites do diabo para confiarmos em qualquer coisa que não Deus perderão a força. Além disso, pelo jejum ganhamos prática em abrir mão de uma vontade nossa, então quando a tentação chegar nós vamos estar treinados em dizer "não!" pra ela.

Comece a praticar isso essa semana. Não necessariamente um jejum de comida, mas abra mão de alguma coisa boa (porque coisa ruim a gente tem obrigação de largar mesmo) para passar mais tempo com Deus. Especialmente se essa coisa boa for aquilo que te dá a ocasião para o teu pecado de estimação, então você jejua e ao mesmo tempo escapa da situação em que o pecado pode acontecer. Por exemplo, se o seu problema é a gula, você pode pular uma refeição, como o almoço ou café da tarde, e usar aquele tempo para orar. Se você passa muito tempo vendo televisão, fique um dia por semana sem assistir para usar aquele tempo para ler a Bíblia. Se a internet te leva a pecar de alguma forma, fique uma semana sem computador ou celular. Se seu problema é a fofoca, pare de conversar com aquela tua vizinha linguaruda. Não sei, cada um pode encontrar o método que achar melhor. Mas pratique algum tipo de jejum, abra mão de alguma coisa que você deseje durante algum tempo, e use esse período para buscar mais a Deus. Alguns pecados só saem com jejum e oração.

A- Ataque. Ataque o pensamento da tentação assim que ele aparecer na sua mente. Diga NÃO, eu não quero isso que o pecado está me oferecendo. A arma que usamos para isso é o que Efésios 6 chama de Espada do Espírito, que é a Palavra de Deus. A Palavra e o Espírito são inseparáveis. Isso explica porque Jesus, cheio do Espírito Santo, só respondia Satanás citando a Palavra de Deus. Outro indício é a maneira como o Evangelho de Lucas fala a respeito da tentação. Lucas 4 começa assim: "Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi guiado pelo mesmo Espírito". Quando Ele foi cheio do Espírito, Ele foi guiado pelo Espírito. Então ser cheio do Espírito é quando as suas emoções, vontades, intenções e pensamentos são as emoções, vontades, intenções e pensamentos de Deus. Então atacar o pecado é se esforçar para encher sua mente da Palavra de Deus, porque é na Palavra de Deus que nós aprendemos quais são as emoções, vontades, intenções e pensamentos de Deus. Para isso você precisa estudar muito a Bíblia.

Atenção: eu disse "estudar", não apenas ler. Ler a Bíblia o diabo leu, e a conhecia muito bem. Tanto é que no versículo 6 ele cita o salmo 91. Mas ele interpretou mal o salmo, e Jesus corrigiu a interpretação dele, o que mostra que não basta apenas ler, você precisa entender o que a Bíblia está realmente dizendo. Porque o poder da Palavra de Deus não está apenas na letra dos versículos, mas no conteúdo do que a Bíblia está dizendo. Então faça como Jesus, conheça bem a tua Bíblia, memorize versículos, saiba interpretar as diferentes passagens e sempre que a tentação vier, se esforce para pregar para si mesmo que aquilo que está sendo sugerido pela tentação é pecado. Se o diabo disser "se jogue desse prédio, Deus vai te salvar", você afirma: "não, eu não posso tentar o meu Deus". Se o mundo disser que você precisa de bebida alcoólica para ser feliz, pregue para si mesmo que os beberrões não entrarão no reino dos céus. Se a carne disser "cante bem afinado para todo mundo elogiar a sua voz", você diz "ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto". Mate o pecado, senão ele te matará.

N- Norteie sua mente para a beleza da glória de Deus. Essa é a parte positiva das duas estratégias anteriores. Por um lado, você deve fugir ou matar o pecado. Por outro, você deve se voltar para Deus. Para isso você deve passar tempo sozinho com Deus. Para muitos de nós ficar cinco minutos a sós com Deus já é um esforço enorme, imagina quarenta dias. Mas se Jesus cheio do Espírito Santo começou o Seu ministério indo ficar sozinho com Deus, por que você acha que pode fazer alguma coisa sem passar muito tempo orando e lendo a Bíblia? Se para Jesus isso era tão importante, porque você dá mais valor a tantas outras coisas? Se Ele não quis enfrentar todas as dificuldades que estavam reservadas para o Seu ministério sem antes se alimentar da presença de Deus, por que você quer fazer as coisas com o seu próprio esforço?

Mas nós temos muita dificuldade com a solidão, com o silêncio, com se afastar de tudo e apenas saborear a presença de Deus. Nós somos cada vez mais viciados em barulho, entretenimento, conversas e agitação; por isso não podemos experimentar a paz de estar em um deserto, no alto de uma montanha ou trancado no quarto e elevar os pensamentos aos céus. Mas a coisa mais importante da nossa vida é estar em comunhão com Deus. A coisa mais importante na vida de Jesus foi a sua comunhão com o Pai. Eu vou além: o grande problema do homem não é os pecados que ele comete, mas a raiz de todos esses pecados, que é o fato dele não estar satisfeito com Deus. Deus não é suficiente para o homem, então ele busca a sua felicidade em outras coisas. E a evidência que mesmo os crentes sofrem dessa maldição é que nós muitas vezes não conseguimos ficar meia-hora sozinhos com Deus.

T- Torne algo fixo na sua mente todas as promessas de Deus. Aqui é onde muitos falham. Eles desistem logo. Eles dizem: "eu tentei lutar várias vezes contra esse pecado e não consegui". Mas segundo Hebreus 12, Jesus suportou tudo o que Ele suportou por causa "da alegria que lhe estava proposta". A motivação mais poderosa que nós podemos ter para vencer o pecado são as promessas de Deus para nós. Quando você for tentado a desistir de algum projeto que vai glorificar a Deus e abençoar as pessoas, fixe na sua mente que o Senhor promete nos dar cem vezes mais tudo o que nós perdermos nesse mundo por amor do Seu nome. Se você se sente cansado e quer abraçar a preguiça, fixe na sua mente que "os que esperam no SENHOR renovam as suas forças". Se você percebe que tem um amigo ou relacionamento amoroso do qual precisa se afastar porque essa pessoa está te afastando de Deus, lembre-se que o Senhor promete que se nós o obedecemos nós já não somos apenas servos, mas amigos Dele. Se você luta contra o orgulho, lembre-se da promessa de que os humilhados serão exaltados e humilhe-se diante de Deus, esperando que Ele próprio te exalte, não você. Substitua as promessas mentirosas do diabo pelas promessas de Deus.

A- Alegre-se. Substitua o prazer do pecado por uma alegria santa. Por exemplo, a adoração pode ser uma fonte poderosa de alegria. Uma das coisas que mais me entristecem nas igrejas tradicionais é a falta de alegria na adoração a Deus. Se Deus está em nosso meio, nós devemos nos alegrar. Nós não precisamos necessariamente manifestar isso de maneira tão física, não precisamos necessariamente rodar, pular, levantar as mãos, dar cambalhota ou dançar o "passinho do abençoado". Mas me parece que o "passinho do abençoado" ainda é melhor do que a frieza que muitos tradicionais apresentam diante de Deus achando que são mais espirituais por serem travados. Eu sonho com o dia em que todas as igrejas reformadas vão se alegrar verdadeiramente com as profundas verdades das Escrituras e vão adorar com alegria, pregar com alegria, cantar com alegria, orar com alegria. Muitos de nós nos deixamos pelas mentiras do pecado porque não nos alegramos devidamente em Deus. "Ao Senhor, teu Deus, adorarás" não é apenas uma ordem para não se ajoelhar diante de estátuas. É uma ordem para celebrar com entusiasmo a maravilhosa beleza de Deus.

R- Redirecione sua mente a uma atividade útil. Substituta a sugestão de comportamentos pecaminosos de Satanás por comportamentos santos diante de Deus. Eu citei alguns: estudar a Bíblia, oração, jejum e adoração. Mas você mesmo pode pesquisar nas Escrituras quais são as boas obras que o Senhor espera de nós. Então redirecione sua mente para tudo o que é verdadeiro, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, etc.. Se você continuar lendo os evangelhos, Jesus nunca está ocioso. Ele sempre está servindo a Deus e às pessoas. Porque não basta apenas não pecar para termos uma vida agradável a Deus; também devemos praticar boas obras.

CONCLUSÃO

Essas são as estratégias que Jesus nos para enfrentarmos a tentação. CANTAR: C-correr do pecado, A-atacá-lo com a Palavra de Deus, N-nortear nossa mente para a beleza de Deus, T-tornar algo fixo na nossa mente as promessas de Deus, A-alegrar-se em Deus e R-redirecionar sua mente e sua vida para a obra de Deus. Em outras palavras, o segredo para vencer o pecado de estimação é estar tão satisfeito com Deus que o percado não nos atrai mais. Ou seja, o segredo para vencer o pecado é a fé. Porque isso é a fé bíblica, uma fome cada vez maior de Deus. Por isso a Bíblia relaciona muito a fé com alimentação: comer o pão da vida, beber a água da vida, comer a carne e o sangue de Cristo, etc.. Por isso também que nós somos salvos pela fé, porque nós só somos libertos do pecado através dessa confiança corajosa em Deus. As estratégias que a gente pode usar contra o pecado, como o jejum, são apenas instrumentos para fortalecer a nossa fé.

Portanto, lembre-se que sem santificação ninguém verá a Deus, porque se não há santificação, se você não está progredindo na sua vitória contra os pecados, você não tem fé verdadeira. Jesus foi nosso general. Se nós seguimos suas pisadas, nós marcharemos, não pelo caminho triste da escravidão ao pecado, mas pelo caminho de uma alegria cada vez maior na beleza de Deus. Sim, haverão quedas. Sim, haverão derrotas. Mas quando isso acontecer, como diz a epístola de Tiago, achegue-se a Deus, e Ele se achegará a você. Fique triste, aflija a sua alma com jejuns, chore por causa do seu pecado, humilhe-se diante do Senhor, então resista ao diabo, e Ele fugirá de você. Brevemente o Senhor Jesus esmagará a Satanás debaixo dos nossos pés. Que essa promessa renove as nossas forças para finalmente aniquilarmos o nosso pecado de estimação.