Paraklétos o nosso Ajudador.

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. (Joã 14:16,17). Jesus nos chamou para sermos seus discípulos numa luta cuja as armar são o amor, o perdão e a misericórdia. Mas Ele sabia que sozinhos jamais entenderíamos ou conseguiríamos sair vencedores desta luta. Então Ele enviou o Consolador. Paraklétos, παράκλητος. Esta é uma palavra que segundo os linguistas é de difícil tradução. Porque tem diversos significados: Um defensor, consolador, ajudante, intercessor, um consolador ou auxiliar. Os gregos empregavam esta palavra de maneiras muito variadas. Um parakletos podia ser uma pessoa a quem se chamava para dar testemunho a favor de alguém em um tribunal; um advogado a quem se chamava para defender uma causa de alguém que ia receber uma pena muito grave; um perito a quem se chamava para aconselhar sobre alguma situação difícil. Também quando alguém se sentia deprimido e descoroçoado e lhe pedia que os alentasse e lhes infundisse coragem. Ou seja, o parakletos era alguém a quem se chamava para prestar ajuda, a outrem onde fosse necessário.

E mais, o Espírito Santo sempre esteve e está presente na vida de todo aquele que crê em Deus Pai. O Espírito Santo está relacionado com a obra criadora. O Espírito Santo era Aquele que se movia sobre a face do abismo e converteu o caos num cosmos, converteu a desordem em ordem e deu forma ao universo a partir das brumas incriadas. O Espírito Santo trazia a verdade de Deus aos israelitas. Era o Espírito quem revelava a verdade de Deus ao seu povo e, os capacitavam a receberem esta verdade.

Sendo assim entendemos que:

1 – O Espírito Santo pode nos recriar. Quando o Espírito Santo entra na nossa vida a desordem da natureza humana converte-se na ordem graciosa e amorosa de Deus; e as vidas descontroladas, desordenadas, são modeladas pelo Espírito até que voltem a ter sintonia com a real vida que é Deus.

2 – O Espirito Santo nos supre de conhecimento: Quando abrimos o nosso coração e permitimos a sua ação em nossa vida começamos a descobrir o que realmente é viver. E então o viver se torna um constante aprendizado em qualquer campo do pensamento, pois o Espírito, penetra em nossa mente e converte as incertezas humanas em certezas científicas, transforma a nossa ignorância humana em conhecimento divino.

3 – O Espírito Santo nos capacita a reconhecermos a ver verdade de Deus quando esta se apresenta, quando o Espírito entra em nossos corações nossos olhos são abertos. São eliminados os eitos, preceitos e preconceitos que nos cegavam. E então vemos aos outros com o olhar que Jesus Cristo nos viu da cruz.

É este Espirito transformador que habitará em nós, quando abrimos o nosso coração para o amor de Cristo Jesus: Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? (1Co 3:16). Então que neste dia sejamos capazes de abrir os nossos corações para que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 25/07/2017
Código do texto: T6064016
Classificação de conteúdo: seguro