Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Evangelho do Domingo, 23.07.2017(Mt. 13, 24-43)

Antoni BigCuore Casagrande*
Data: 22.07.17, sábado, ás 10,35 horas
Local: São Paulo,SP.,Brasil.
______________________________________________________

Naquele tempo, Jesus contou outra parábola à multidão: “O Reino dos Céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo. Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo, e foi embora. Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se formar, apareceu também o joio. Os empregados foram procurar o dono e lhe disseram: ‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde veio então o joio?’

O dono respondeu: ‘Foi algum inimigo que fez isso’. Os empregados lhe perguntaram: ‘Queres que vamos arrancar o joio?’
O dono respondeu: ‘Não! Pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo. Deixai crescer um e outro até a colheita! E, no tempo da colheita, direi aos que cortam o trigo: arrancai primeiro o joio e amarrai-o em feixes para ser queimado! Recolhei, porém, o trigo no meu celeiro!’”

Jesus contou-lhes outra parábola: “O Reino dos Céus é como uma semente de mostarda que um homem pega e semeia no seu campo. Embora ela seja a menor de todas as sementes, quando cresce, fica maior do que as outras plantas. E torna-se uma árvore, de modo que os pássaros vêm e fazem ninhos em seus ramos”.

Jesus contou-lhes ainda uma outra parábola: “O Reino dos Céus é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.

Tudo isso Jesus falava em parábolas às multidões. Nada lhes falava sem usar parábolas, para se cumprir o que foi dito pelo profeta: “Abrirei a boca para falar em parábolas; vou proclamar coisas escondidas desde a criação do mundo”.

Então Jesus deixou as multidões e foi para casa. Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: “Explica-nos a parábola do joio!”
Jesus respondeu: “Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem. O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao Maligno. O inimigo que semeou o joio é o diabo.

A colheita é o fim dos tempos. Os ceifeiros são os anjos. Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos: o Filho do Homem enviará seus anjos, e eles retirarão do seu Reino todos os que fazem outros pecar e os que praticam o mal; e depois os lançarão na fornalha de fogo. Aí haverá choro e ranger de dentes.
Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça”.
_____________________________________________________
REFLEXÃO DE A. BIGCUORE: Jesus, o Mestre de todos os Mestres, sempre instrumentaliza um método extraordinário, que se chama parábola, para expor as suas idéias a respeito do Projeto de Deus.
E, assim, no caso em tela, nos conta a bem conhecida e linda parábola do joio e o trigo.

Dentro da própria Igreja de Cristo, existem hereges, ou seja, pessoas que têm uma fé individualista, que acredita somente naquilo que lhe convém. Ora, quando somos batizados, nós assinamos uma CARTA EM BRANCO para Deus, qual seja, seguindo “ipsis litteris” às orientações da Santa Sé, representada na pessoa do Santo Padre o Papa, o nosso dirigente maior.

O cristão deve ser uma pessoa diferenciada no sentido de que seus valores são os valores deixados por Jesus, em seus Evangelhos. Além de termos fé EM Jesus, devemos nos esforçar para termos a FÉ DE JESUS!!!

Você leitor(a) tem a FÉ DE JESUS? Ou somente a fé EM Jesus?
É evidente que nunca teremos a mesma fé de Jesus. Mas, como os Santos, podemos chegar bem próximo da fé do Grande Mestre!

E o joio? O joio é semeado pelo Malígno que pretende DIVIDIR os cristãos, ou mesmo, as pessoas de bem. O mal caminha paralelamente ao bem. O Espírito Santo nos dá, pelo batismo, o dom do DISCERNIMENTO para separar o mal do bem.

Você, caro leitor, já reparou num pântano como floresce o lírio? Eu já tive essa experiência. E refleti exatamente que estou expondo. O lodo representa perigo, o joio; e o lírio é o BEM florescendo mesmo em situação adversa. Eis a diferença.

Peçamos ao Espírito Santo que nos conduza sempre pelo caminho do bem; fiel aos ensinamentos da Mãe Igreja e nunca nos deixando seduzir pelas insídias que nos preparando o Adversário.
Onde nos encontrarmos possamos ILUMINAR com a luz do Espírito Santo de Deus, que trazemos em nossos corações, desde o nosso Batismo. Para que assim, o joio seque e seja extirpado do nosso meio. Amém!
______________________________________________________
(*)autor é Escritor e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse e conheça seu Blog Bem Viver Brazil – antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore
_______________________________________________________



ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 22/07/2017
Código do texto: T6061576
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
ANTONI BIGCUORE
São Paulo - São Paulo - Brasil, 72 anos
2489 textos (948087 leituras)
87 áudios (66888 audições)
1 e-livros (165 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 12/11/19 05:31)
ANTONI BIGCUORE