Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Evangelho do Domingo, 16.07.2017(Mt.13,1-23)

Antoni BigCuore*

Naquele dia, Jesus saiu de casa e foi sentar-se às margens do mar da Galileia.
Uma grande multidão reuniu-se em volta dele. Por isso, Jesus entrou numa barca e sentou-se, enquanto a multidão ficava de pé, na praia.

E disse-lhes muitas coisas em parábolas: “O semeador saiu para semear. Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram.

Outras sementes caíram em terreno pedregoso, onde não havia muita terra. As sementes logo brotaram, porque a terra não era profunda. Mas, quando o sol apareceu, as plantas ficaram queimadas e secaram, porque não tinham raiz.
Outras sementes caíram no meio dos espinhos. Os espinhos cresceram e sufocaram as plantas.

Outras sementes, porém, caíram em terra boa, e produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente. Quem tem ouvidos, ouça!”
Os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: “Por que falas ao povo em parábolas?”

Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado. Pois à pessoa que tem será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem será tirado até o pouco que tem.

É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando, eles não veem, e ouvindo, eles não escutam nem compreendem. Desse modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Havereis de ouvir, sem nada entender. Havereis de olhar, sem nada ver. Porque o coração deste povo se tornou insensível.

Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos, para não ver com os olhos, nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure’.
Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram.

Ouvi, portanto, a parábola do semeador: Todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a compreende, vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.

A semente que caiu em terreno pedregoso é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; mas ele não tem raiz em si mesmo, é de momento; quando chega o sofrimento ou a perseguição, por causa da palavra, ele desiste logo.

A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra, e ele não dá fruto.
A semente que caiu em terra boa é aquele que ouve a palavra e a compreende. Esse produz fruto. Um dá cem, outro sessenta e outro trinta”.
_________________________________________________________
REFLEXÃO A. BIGCUORE: A presente parábola é auto explicativa. Jesus, o maior pedagogo do mundo, nos mostra claramente como floresce o Reino de Deus. Imagino que naquele tempo, claro, a agricultura era super primitiva. Não existiam estudos para saber o ph do solo e qual solo seria adequado para determinada semente.

Tudo era feito empiricamente pelos agricultores.
O Semeador é Deus. A semente é a sua palavra e seus ensinamentos. O solo é o coração das pessoas.

Quando a pessoa tem um coração receptivo aos ensinamentos divinos, a semente germina formando uma planta robusta e, consequentemente, dará muitos frutos.
Hoje em dia, o ser humano é bombardeado pelo Malígno, e ele dá a maior parte de sua atenção para o mundo horizontal.(ou seja o mundo material, apenas).

As pessoas se preocupam apenas com a sobrevivência e não têm tempo para ouvir (pelo menos aos domingos) a Palavra de Deus, e a colocá-la em prática.
O trabalho de evangelização é grande. Diz o Mestre que, a messe é grande, mas faltam operários.

De fato, muitos cristãos poderiam dedicar parte de seu tempo para evangelizar. Mas, preferem, muitas vezes, se ocupar de futilidades que nada constroem.

Quem perder a sua vida pelo Reino de Deus, vai ganhá-la. E quem quiser ganhar a sua vida vai perdê-la, diz o Mestre Jesus.

Por que não usar, por exemplo, a tecnologia (internet, smartphone etc) para evangelizar? O Papa tem dito isso várias vezes, no sentido de que os cristãos devem usar a internet (tecnologia) para difundir a Palavra de Deus e os ensinamentos de Jesus.

Meu Irmão e minha Irmã, você tem dedicado algum tempo para Deus? Como você administra o seu tempo? Com futilidades ou com coisas produtivas?
Pense nisso! Que desça sobre Você e toda a sua família a BENÇÃO do Deus, que é todo misericordioso, Ele que é Pai +, Filho+ e Espírito Santo,amém!
________________________________________________________
(*)autor é escritor e divulgador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Divulgue seu BLOG BEM VIVER BRAZIL – antonibigcuore.blogspot.com(autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável) e seu link poético e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore
________________________________________________________
ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 16/07/2017
Reeditado em 16/07/2017
Código do texto: T6055937
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
ANTONI BIGCUORE
São Paulo - São Paulo - Brasil, 72 anos
2494 textos (950561 leituras)
87 áudios (67166 audições)
1 e-livros (165 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/11/19 19:57)
ANTONI BIGCUORE