A regra áurea Cristã; Tudo quanto, pois, quereis que os outros vos façam, façais.
Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles. (Luc 6:31). Aqui Jesus nos ensina que a vida deve ser ativa nos sentido do amor, como antes ainda é hoje porque levamos uma vida buscando quem e o que é bom para nós; quando na realidade a vida seria muito mais produtiva se ocupassem-nos em fazer o melhor, e sempre estar atento do quanto estamos sendo bom para o próximo. É isto que Jesus nos ensinou: Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas. (Mat 7:12).
Os versículos acima citam a regra áurea do bom viver que permeia filosofia humana pois, esta regra aparece em muitos escritores de diversos credos em sua forma passiva e negativa:
– Hilel, o fundador da escola de mestres judeus disse: “Não faça a outros o que te é odioso. Esta é toda a lei e o resto são explicações.”
– Filo de Alexandria o filósofo judeu (Helenista), disse: “Não faça a outrem o que você odeia sofrer.”
– Isócrates, o orador grego, disse: “Não faça a outros aquelas coisas que lhe zangam quando as sofre às mãos de outros.”
– Os estoicos, parte da filosofia que defendia o viver pela razão; tinham uma de suas regras básicas a seguinte: “Não faça a outros o que não quer que façam a você.”
Mas em Jesus vemos ser ensinada em sua forma ativa e positiva. E este é o diferencial de um Cristão, este é o diferencial do amor ativo de Deus que permeia toda terra. Ele nos ensina que não se deve viver uma vida de passividade, porque para fazer a vontade de Deus não basta só não fazer mal a ninguém, não roubar ninguém, não ter ódio de ninguém, isso por si só já seria duvidoso. Jesus nos manda ir além disso tudo para estar com Deus e em Deus, Ele nos ensina que devemos fazer mais e melhor devemos ser ativos no pratica do amor, que devemos estar sempre prontos a servir mesmo que em detrimento ao nosso tão apreciado descanso, e conforto; que devemos amar aquele que nos odeiam como vemos Ele dizer: Digo-vos, porém, a vós outros que me ouvis: amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam; bendizei aos que vos maldizem, orai pelos que vos caluniam. (Luc 6:27,28). E aqui entendemos que nisto consiste ser Cristão. Pois todo Cristão é chamado para viver, a vida de Deus que começa aqui e se estende até a eternidade. E, é o praticar deste viver que tornará a vida e o mundo melhor. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.
(Molivars)