Comentário da Liturgia do19ºDomingo Comum.
( Sb18,6-9; Sl 32 ;Hb 11,1-2.8-19; Lc 12, 32-48)
“Não tenhais medo pequenino rebanho.” Esta é uma palavra de encorajamento dirigida por Jesus aos discípulos há 2000 anos atrás, e hoje a nós os seus seguidores, as suas testemunhas. Pequenino rebanho pelo número durante a vida de Jesus: mais tarde, pequeno pela humildade. O reino do Pai será para esse pequenino rebanho, composto de pessoas que juntam as riquezas espirituais que as acompanham para a eternidade, que põem o tesouro num lugar que transcenda o limite desta vida.
São Lucas nos exorta à vigilância. Devemos estar preparados quando o Senhor voltar. A perseverança é indispensável e deve ser contínua, pois a chegada do Senhor é repentina e imprevisível. Jesus poderá chamar-nos quando menos esperarmos, e teremos que enfrentar o julgamento final. Felizes de nós, porém, se estivermos com a alma santificada e se estivermos realizando boas ações quando o Senhor voltar, na Parusia.
Os temas da vigilância e do julgamento final são tradicionais do Primeiro Testamento conforme vemos n 1ª leitura e culminam com a expectativa da vida eterna na segunda.
Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=604338