Glorificai a Deus no Vosso Corpo

(Sermão pregado por mim em 04.06.2017)

"Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo." (I Corintios 6.20).

INTRODUÇÃO

Nessa noite eu quero me concentrar na sentença final de I Corintios 6: "glorificai a Deus no vosso corpo". Desde o capítulo 5 Paulo está lidando com um problema que ele soube na igreja de Corinto: um homem estava dormindo com a própria madrasta. A partir disso o apóstolo ensina que aquelas pessoas que se dizem cristãs mas vivem publicamente em pecado sem se arrepender devem ser afastadas da comunidade; nós não devemos nem comer junto com quem se diz cristão mas não busca viver como um cristão. E a razão é muito simples, como ele diz nos versículos 9-10 do capítulo 6, aquelas pessoas que vivem em pecado e não se arrependem não herdarão o reino de Deus. Se elas não herdarão o Reino de Deus nós não podemos fingir que elas fazem parte da Igreja. A partir de então ele vai começar a explicar como, afinal, um cristão de verdade vive o casamento e a sexualidade. E é nesse contexto de casamento que ele fala sobre glorificar a Deus com seu corpo.

A doutrina que eu quero demonstrar essa noite é que Deus criou o casamento para demonstrar a beleza Dele. Em um primeiro momento essa pode parecer uma doutrina bonita, até romântica, coisa de sermão de casamento, mas as implicações práticas dela são bastante duras e podem ser ofensivas para alguns, porque a maioria das pessoas, talvez a maioria dos evangélicos também, tem uma noção bastante errada do que é o casamento. Por isso essa doutrina é muito importante não apenas para quem é casado, mas também para quem quer se casar, para quem NÃO quer se casar, para o viúvo, para o divorciado, para aquele que tem filhos em idade de casar; ou seja, para todos nós. Primeiramente eu vou demonstrar porque essa doutrina é verdadeira, depois vou mostrar os usos práticos dela.

DEMONSTRAÇÃO

1. A sexualidade foi criada para demonstrar a beleza do Senhor. Quando ele fala em glorificar a Deus com seu corpo, ele está pensando especialmente no aspecto sexual. O versículo 13 do capítulo 6 diz que "o corpo não é para a impureza, mas, para o Senhor". O 15 diz que os nossos CORPOS são membros de Cristo, não apenas o nosso espírito. O 18 diz que qualquer pecado que nós cometemos é fora do corpo, mas o pecado sexual é um pecado contra o próprio corpo, então é sobre sexo a preocupação do apóstolo. Isso porque os coríntios, influenciados pela filosofia grega, acreditavam que o nosso corpo é mau, que a matéria é má, que esse mundo físico é mau. E por conta disso muitos deles viviam em pecado sexual porque achavam que se o corpo não serve para nada, a gente pode usar ele para pecar que não vai fazer diferença nenhuma.

E muitos crentes ainda hoje cometem o erro contrário, acham que como esse mundo físico é mau, nós não podemos aproveitar as coisas boas que tem nele. Mas segundo o nosso texto, o corpo, a matéria, não foram criados para o mal, eles foram criadas para o Senhor, foram criados para demonstrar a beleza do Criador delas. Por isso Deus ressuscitou o CORPO de Jesus, e ele vai ressuscitar também o nosso CORPO. O corpo físico é importante para Deus, a matéria é importante para Deus. Se o Senhor quisesse ser honrado apenas nas nossas almas, ele nos criaria como anjos. Mas Ele nos deu corpos para honrarmos a Ele com os nossos corpos, manifestando a Sua glória; ou seja, demonstrando a Sua beleza.

2. O casamento ilustra a nossa união com Cristo. Quando nós cremos em Jesus, nós nos tornamos um só com Ele. O único relacionamento terreno em que acontece a mesma coisa é o relacionamento entre homem e mulher. Nele nós podemos experimentar uma sombra da união com Deus que o Senhor Jesus proporciona para nós. Por isso ele diz nos versículos 16-17: "Ou não sabeis que o homem que se une à prostituta forma um só corpo com ela? Porque, como se diz, serão os dois uma só carne. Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele."

3. O casamento nos ensina que o amor exige muitas vezes abandonar a sua própria vontade para fazer a vontade de outro. Ou, como disse Luís de Camões, amar é querer estar preso por vontade. Quando nós amamos a Deus, nós submetemos a nossa vontade à vontade de Deus; e quando nós casamos, nós abrimos mão de muitas escolhas para priorizar a outra pessoa. Por isso no final do versículo 19 e começo do 20 Paulo diz que nós não somos de nós mesmos porque fomos comprados por um preço. Que preço foi esse? Jesus Cristo. Deus nos comprou com a morte de Jesus. Então no capítulo 7 versículo 4 ele diz: "a mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim a mulher".

Isso porque se você se torna um só com aquela pessoa com quem você casa, tudo que ela tem pertence a você, e tudo o que você tem pertence a ela, inclusive o seu próprio corpo. Com Deus é a mesma coisa, Paulo diz em I Corintios 3.22 que tudo que Deus tem é nosso. "Seja o mundo, seja a vida, seja a morte, sejam as coisas presentes, sejam as futuras", tudo é nosso. Mas, da mesma forma, tudo o que nós somos e temos pertence a Deus, e o casamento é a melhor ilustração de como esse pertencimento mútuo funciona. Um dos lemas do feminismo moderno é "meu corpo, minhas regras". O lema do casamento é "meu corpo, as regras do meu marido; meu corpo, as regras da minha esposa".

4. O casamento nos ensina que Deus é bom. Paulo diz no capítulo 7 que preferia que todos os cristãos vivessem solteiros. Mas, segundo o apóstolo, cada um tem de Deus o seu dom. A palavra "dom" significa "presente", um favor imerecido. Isso significa que Deus concedeu a alguns a benção de se casar, e a outros concedeu a benção de ficar solteiro. Logo, casar, com todas as dificuldades, é uma benção. Desse modo todas as alegrias que nós temos no casamento apontam para Deus que é o doador dessas alegrias.

5. O casamento nos ensina sobre a fidelidade de Deus. Por isso nos versículos 10-11 do capítulo 7 ele diz: "Ora, aos casados, ordeno, não eu, mas o Senhor, que a mulher não se separe do marido (se, porém, ela vier a separar-se, que não se case ou que se reconcilie com seu marido); e que o marido não se aparte de sua mulher". Quando Paulo diz "não eu, mas o Senhor", está se referindo a algo que o Senhor Jesus disse quando andou na terra. Mantenham esse texto aberto e vamos abrir em Mateus 5.32: "Eu, porém, vos digo: qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de relações sexuais ilícitas, a expõe a tornar-se adúltera; e aquele que casar com a repudiada comete adultério."

Paulo está simplesmente repetindo o que Jesus disse. Por isso ele diz à mulher que não se separe do marido. Mas se acontecer se ela se separar (ou seja, se for uma situação bem grave), que ela busque se reconciliar. Se não tiver jeito, que ela não se case com outro. Se uma pessoa divorciada casa de novo, ela está cometendo adultério, e a pessoa que se casa com o divorciado também comete adultério. Porque o casamento não é simplesmente um contrato que você desfaz assinando um papel. Ele é uma aliança que simboliza a aliança que Deus faz conosco em Jesus Cristo de nos amar para sempre. Por causa dessa aliança, selada com a morte de Jesus, Ele não nos abandona. Deus não se divorcia do Seu povo. Foi por isso que Jesus foi para a cruz, porque Deus preferiu enfrentar a morte dolorosa, humilhante e terrível da crucificação a se divorciar do seu povo. Por isso ele nos ordena a não nos separarmos dos nossos cônjuges, pois o casamento ilustra esse amor fiel.

6. O casamento não é para sempre. Ele só durá enquanto nós vivermos. O versículo 39 diz que a mulher está ligada ao seu marido enquanto ele viver; contudo, se falecer o marido, fica livre para casar com quem quiser. A morte encerra o casamento, e quando o casamento tiver cumprido o seu propósito, ele vai deixar de ser necessário. E esse propósito nós podemos ver no final do Apocalipse, que narra o casamento entre a Igreja e Jesus Cristo, que é o céu. É para lá que o casamento terreno aponta. É esse o objetivo final do casamento, nos fazer pensar no céu.

A partir dessas seis provas, concluímos que Deus criou o casamento para ilustrar a nossa relação com Ele e a beleza da Sua personalidade, como amor, bondade e fidelidade. Há ainda muitas outras coisas sobre Deus que são demonstradas no casamento, como a Sua santidade, mas o ponto principal já ficou claro: o casamento existe para demonstrar a beleza de Deus. E o auge dessa demonstração acontece nas relações sexuais. Por isso a Bíblia fala tanto sobre esse assunto e ameaça tantas vezes aqueles que pecam nessa área; não porque o sexo seja algo sujo ou vergonhoso, mas, pelo contrário, porque Ele é algo importante para Deus, um intenso demonstrador da Sua glória. Agora, quais são as implicações práticas disso?

USOS

1. Isso deve levar os solteiros a pensarem no casamento como uma forma de se santificar. Segundo o capítulo 7 versículo 2, "por causa da impureza, cada um tenha a sua própria esposa, e cada uma, o seu próprio marido". O versículo 9 diz que "é melhor casar do que viver abrasado". Um solteiro que não consegue dominar os seus desejos vai queimar por dentro. Então você que está solteiro, considere isso: se você não pode controlar o seu desejo, case-se. Não tente lutar com a tentação sexual pelas próprias forças, a maioria de nós não tem o domínio próprio para isso. Por isso a Bíblia nunca diz "enfrente a imoralidade", mas "FUJA da imoralidade". O casamento é o método normal de Deus para transformar o nosso desejo em um ato de adoração.

2. Para os casados, as relações dentro do casamento também são uma forma de vencer a imoralidade. Por isso o versículo 5 diz: "não vos priveis um ao outro, salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e, novamente, vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência". Em condições normais, um marido tem a obrigação de se relacionar com a sua esposa, e a esposa tem a obrigação de se relacionar com o seu marido. É uma dívida, segundo o texto. E isso não vale apenas para o sexo, mas um deve buscar servir aos outros em todas as coisas.

3. Estar solteiro também é um presente de Deus. Paulo diz isso claramente no versículo 7. Porque se o casamento é um símbolo da nossa relação com Deus, essa relação pode ser suficiente para nós quando nós estamos solteiros, porque um símbolo não pode ser melhor do que a coisa que ele representa. Então você não precisa do casamento para ser feliz, você não precisa do sexo para ser feliz, você precisa de Cristo. Um símbolo não pode ser melhor que a coisa que ele representa. Tanto é que, por causa de todas as dificuldades que o casamento trás num mundo corrompido pelo pecado, estar solteiro é melhor.

4. Isso significa que os pais que tem filhos em idade de se casar não precisam querer que os filhos fiquem enrolando e enrolando antes de casar; o casamento é muito bom. Mas também eles não precisam ficar apressando os filhos para casarem logo. É o que diz o versículo 38: "E, assim, quem casa a sua filha virgem faz bem; quem não a casa faz melhor."

5. Essa doutrina nos dá diretrizes de como nós devemos lidar com divórcio e recasamento. Precisamos ter em mente que o propósito do casamento não é o bem-estar das pessoas, é a glória de Deus. Então quando nós lidamos com situações delicadas como essa precisamos ter em mente que é a honra de Deus que está em jogo. Os versículos 10-11 nos dão algumas bases sobre o assunto. Primeiro, ele mostra que uma mulher pode se divorciar do seu marido mesmo não sendo em caso de adultério. Agressão, maus-tratos, qualquer justificativa justa é válida.

Mas eu acredito que essa abertura só é dada à mulher, porque Paulo diz que a mulher pode se divorciar se não se casar novamente, mas "o marido não se aparte de sua mulher". A única exceção para o homem é se o motivo da separação for uma imoralidade sexual. Uma das razões disso é aquilo que Jesus falou em Mateus 5, quando um homem se divorcia da sua esposa ele a expõe a se tornar adultera, já que se ela se casar de novo ela vai cometer adultério, e geralmente nas maiorias das culturas a mulher não tem o direito de escolher com quem vai se casar. Mas tem muito a ver também com o próprio papel do homem no casamento.

Se casamento é uma ilustração do relacionamento do ser humano com Deus, o marido representa Deus nesse relacionamento, e a esposa representa o Seu Povo. Por isso o homem é o cabeça, e a mulher deve ser submissa a ele. Nós vemos isso claramente em Efésios 5, por exemplo. E por isso o mandamento é mais severo com o homem, porque Deus não abandona o seu povo. Mesmo se a mulher for uma incrédula, segundo os versículos 12-13 de I Corintios 7, ele ainda assim precisa permanecer fiel a ela. Não existe outra justificativa. Se um homem abandona a sua esposa ele já está pecando, e como é um pecado público, segundo o que Paulo vai ensinar nos capítulos 5 e 6, a Igreja precisa discipliná-lo, corrigi-lo, e se ele insistir nesse pecado precisa ser retirado de qualquer função de liderança ou até ser excluído da Igreja, porque está cometendo um pecado muito grave.

João Calvino, no seu comentário ao livro de Efésios, diz que um homem que não ama sua esposa é um monstro. Baseado no que o Espírito Santo nos revela aqui, podemos dizer que um homem que abandona sua esposa é um mentiroso, porque ele jurou amá-la e respeitá-la até que a morte os separe. Ele também é um covarde, porque não teve a coragem necessária de tomar a cruz que é o casamento e sofrer o que for necessário para representar o seu papel de marido. E é um adultero se vier a se casar com outra, porque não honrou o compromisso de se manter fiel apenas à sua esposa.

Mas preste atenção: isso não vale apenas para aqueles homens que saem de casa e deixam sua esposa. Como Jesus nos ensinou no sermão da montanha, o pecado começa no coração. Nós maridos precisamos estar atentos para não abandonar nossas esposas no nosso coração. Quando deixamos de amar nossas esposas, quando deixamos de cuidar delas, quando deixamos de liderá-las em santidade, quando deixamos de cumprir nossas obrigações em relação a elas, quando deixamos de atender às necessidades delas, não apenas as necessidades físicas, mas também as necessidades emocionais e espirituais; se você é um ogro com a sua esposa, se você é indiferente, se você é egoísta, se você fala mal da sua esposa, então você é um monstro, um verme, um efeminado, um mentiroso e um covarde. Não se deixe enganar, os injustos não entrarão no reino dos céus.

A Bíblia, meus irmãos, é muito realista em relação ao casamento. Efésios 5 manda o marido amar sua esposa como Cristo amou sua Igreja, entregando-se a si mesmo por ela. Então uma das imagens mais claras do que significa o casamento na Bíblia é Cristo crucificado. Ou seja, o casamento é dificil, é doloroso, é sangrento. A Bíblia não pinta nenhum conto de fadas quando se trata de casar. Mas a ordem dela é clara: o que Deus uniu não separe o homem. Quando dois filhos de Deus se casam, como diz o versículo 39, eles estão ligados um ao outro até que Deus os separe por meio da morte. Precisamos defender essa verdade com unhas e dentes, porque o casamento é uma das demonstrações mais claras para o nosso mundo do amor de Deus.

6. Os homens solteiros que querem namorar precisam ter a plena consciência do tamanho da responsabilidade que é representar Jesus Cristo na vida de uma mulher. E isso começa no namoro. Não se engane: se você se aproveitar dos sentimentos de uma filha de Deus, se você só estiver interessado em usá-la, Deus não deixará isso sem punição. Se você quiser o carinho de uma menina do Senhor mas não estiver interessado em ter compromisso com ela, em amá-la, em respeitá-la, em cuidar dela, em dar a sua vida por ela, nem sequer namore. Porque é melhor para você que você amarre uma pedra ao pescoço e se jogue no mar do que você ser um motivo de tropeço na vida de uma filha de Deus. Ele é um Pai severo e sabe cuidar bem das suas filhas. Da mesma forma as meninas, quando você namora, você precisa ter em mente que você está escolhendo uma pessoa para representar Jesus na sua vida, para te amar como Cristo amou a sua Igreja. Uma pessoa a quem você deverá ser submissa como a Igreja é submissa a Jesus. Não escolha um namorado baseado em um rostinho bonitinho, ou alguma coisa legal nele. Se o seu namoro é o primeiro passo para o casamento, então ele já é um passo muito sério. E se ele não é um passo para o casamento, então o seu namoro é só safadeza.

7. Por isso um cristão só deve se casar com outros cristãos. O versículo 39 diz: "A mulher está ligada enquanto vive o marido; contudo, se falecer o marido, fica livre para casar com quem quiser, MAS SOMENTE NO SENHOR." Essa expressão "mas somente no Senhor" resume uma verdade que aparece em toda a Bíblia: o povo de Deus não deve casar com pessoas que não amam ao Senhor. É o que ele vai chamar de "jugo desigual" na sua segunda epístola aos coríntios. Um casamento misto não é algo apenas prejudicial à pessoa, mas também ofensivo a Deus, porque, como Paulo vai dizer na outra carta, quem se casa com um incrédulo está pegando o seu corpo que pertence ao Senhor e tornando ele um só com alguém que pertence a Satanás, ou seja, ele está tornando Cristo um só com o Maligno. Obviamente, alguém que se converte e já é casado deve permanecer com seu esposo, mas um cristão que conscientemente namora ou se casa com alguém que sabe que não é convertido está pecando contra Deus.

CONCLUSÃO

Há muitas outras implicações dessa doutrina, mas penso que o principal já foi dito. O casamento é como uma janela para a glória de Deus. Não que ele seja perfeito nesse mundo, mas justamente com toda dor, todo sofrimento, toda dificuldade que o casamento traz, ele ainda é uma janela para a beleza do Senhor. A gente deve se preocupar sim com as questões relacionadas ao casamento, mas não devemos deixar a moldura da janela nos desviar do foco que é a paisagem que ela revela. Por isso Paulo diz nos versículos 29-31: "Isto, porém, vos digo, irmãos: o tempo se abrevia; o que resta é que não só os casados sejam como se o não fossem; mas também os que choram, como se não chorassem; e os que se alegram, como se não se alegrassem; e os que compram, como se nada possuíssem; e os que se utilizam do mundo, como se dele não usassem; porque a aparência deste mundo passa."

O casamento e as suas dores passam. A solteirice e as suas dores passam. A viuvez e as suas dores passam. Mas aquilo que ele representa é eterno. Portanto, se o teu estado civil atual te preocupa de alguma forma, lembre-se que o símbolo não pode ser melhor que a coisa que ele representa, e a moldura da janela não pode ser mais bonita que a paisagem. Toda dor que nós temos nesse mundo é "por enquanto". Nós estamos nos preparando para nos encontrar com o Nosso Senhor, e Ele tem preparado para nós uma festa de casamento que durará para sempre.

E se você tem pecados pelo qual precisa se arrepender, pode confiar que se você confessar o seu pecado Ele te receberá. Alguns pecados geram consequências que não podem ser desfeitas. Não dá para desfazer uma gravidez, não dá para esquecer uma traição, não dá para acabar com um casamento que não deveria ter acontecido. Outras consequências podem ser interrompidas. Se alguém dorme com a sua namorada, ele pode parar com isso. Se alguém está em um relacionamento que não agrada a Deus, ele pode ser interrompido. Confesse o seu pecado ao Senhor, entregue-se a Cristo, e Ele te receberá.

Em Isaías 54 o Senhor diz a todos os seus eleitos: "Não tenha medo; você não sofrerá vergonha. Não tema o constrangimento; você não será humilhada. Você esquecerá a vergonha de sua juventude e não se lembrará mais da humilhação de sua viuvez. Pois o seu Criador é o seu marido, o Senhor dos Exércitos é o seu nome, o Santo de Israel é seu Redentor; ele é chamado o Deus de toda a terra. O Senhor chamará você de volta como se você fosse uma mulher abandonada e aflita de espírito, uma mulher que se casou nova, apenas para ser rejeitada, diz o seu Deus. Por um breve instante eu a abandonei, mas com profunda compaixão eu a trarei de volta. Num impulso de indignação escondi de você por um instante o meu rosto, mas com bondade eterna terei compaixão de você, diz o Senhor, o seu Redentor. Para mim isso é como os dias de Noé, quando jurei que as águas de Noé nunca mais tornariam a cobrir a terra. De modo que agora jurei não ficar irado contra você, nem tornar a repreendê-la. Embora os montes sejam sacudidos e as colinas sejam removidas, ainda assim a minha fidelidade para com você não será abalada, nem a minha aliança de paz será removida, diz o Senhor, que tem compaixão de você."

O casamento é um teatro da glória de Deus. Isso deve afetar profundamente nossa solteirice ou nosso casamento. Se com a tua boca você confessa que Jesus Cristo é o Senhor e com o teu coração crê que Deus o ressuscitou dos mortos, é porque você foi comprado por um bom preço. Por isso o Senhor te ordena essa noite: mostre a beleza de Deus por meio do teu corpo.