Os três caminhos da Humanidade
'Eu venho para que tenhais vida, e vida em abundância.'
(Jesus)
O mundo atual precisa de união e cooperação. É fundamental que sejamos capazes de derrubar os obstáculos que nos separam, transformando-nos em semeadores sem fronteiras, agentes do amor e da fraternidade, vencendo o pessimismo do mundo e acendendo a luz da esperança em todos os indivíduos. Devemos estar conscientes de que a união das mentes e dos corações em torno do ideal de nossa própria renovação é a força mais poderosa que existe, e nenhuma força de destruição será capaz de deter o esforço de transformação das consciências que mais cedo ou mais tarde levará à criação de um mundo melhor.
Diante da Humanidade existem 3 caminhos:
1. caminho do amor: ingressamos neste caminho quando tomamos a decisão de tratar os outros da forma que queremos ser tratados, compreendendo que as outras pessoas têm as mesmas necessidades e os mesmos direitos que nós, levando o auxílio de acordo com o que cada um estiver precisando: ajuda material, apoio ou orientação.
2. caminho da sabedoria: quando decidimos seguir o caminho da sabedoria assumimos o compromisso de fazer apenas o que é certo, mesmo que ainda não tenhamos uma postura consolidada de amor incondicional. Viver com sabedoria exige que questionemos constantemente a nossa conduta, planejando cuidadosamente os nossos atos, analisando sempre os resultados com o objetivo de realizar o melhor possível, conhecendo cada vez melhor a nós mesmos e disciplinando os nossos pensamentos, palavras e emoções.
3. caminho da justiça: quando decidimos fazer o que quisermos, semeando ações destrutivas sem questionar o nosso comportamento, pensando apenas em nós mesmos sem levar em consideração o bem-estar do próximo, estaremos sujeitos à ação da justiça divina, que funciona como um bumerangue: tudo o que praticamos voltará para nós mesmos mais cedo ou mais tarde na forma de consequências boas ou ruins. Quanto mais destrutivas forem as nossas atitudes, piores serão as consequências que enfrentaremos no futuro. Como Jesus disse a semeadura é livre, mas a colheita é sempre obrigatória. A lei divina determina que somos livres para fazer tudo o que quisermos. Nada é proibido, mas sempre enfrentaremos os efeitos do que fizemos. Somos os construtores do nosso próprio destino, edificando o céu ou o inferno no mundo interior das nossas consciências. Mas por piores que sejam os equívocos acumulados ao longo do tempo, depende de nós atenuar o máximo possível o nosso destino através do arrependimento e do retorno ao caminho correto, praticando todo o bem que pudermos e melhorando o nosso padrão de comportamento, pois como ensina a mensagem do evangelho o amor cobre a multidão de pecados, e nenhuma ação amorosa, por mais simples que seja, como oferecer um copo de água a alguém necessitado jamais deixa de ser recompensada.
Nada se compara ao despertar de uma consciência para a realidade do amor e do bem. Quem caminha com Cristo se converte em fonte de bênçãos em toda a parte. É auxílio seguro para os necessitados. É fonte de luz para os sedentos de conhecimento. É paz e esperança para as almas aflitas. É o sopro renovador que ilumina as consciências.
Através da força do exemplo, o cristão imprime as marcas do amor transformador, do trabalho edificante e da disciplina contagiante, santificando os atos mais simples da existência com o desejo luminoso de aprender, de aperfeiçoar e de servir cada vez mais e melhor.
Quem ama verdadeiramente auxilia, desenvolve, perdoa e esclarece, prosseguindo sempre sem se deixar deter pelos obstáculos do caminho. Lembremo-nos de que muitas vezes somos o único evangelho que o nosso próximo tem para ler, a única fonte de apoio e orientação que ele possui para guiá-lo em uma vida cheia de obstáculos e desafios.
Quando um número suficientemente grande de pessoas estiver trilhando os caminhos do amor e da sabedoria, convertendo-se em semeadores do bem, o mundo entrará definitivamente na era luminosa do progresso e da renovação, e alcançaremos um novo estágio evolutivo, em que o bem estará presente em tudo e em todos como ingrediente essencial em todas as realizações humanas, e então não teremos mais uma vida de dores e incertezas mas estaremos realmente vivendo em abundância.