Comentário da Liturgia da 4ª feira 
                 da 18ª Semana Comum.

     (Nm13,1-2.25_14,1.26-29.34-35; Sl105; Mt15,21-28)

 

Jesus veio abolir a distinção, a separação de pureza legal entre judeus e pagãos, tornando acessível a qualquer um o dom de Deus, pela fé em sua pessoa. No projeto genérico de Deus primeiro vêm os direitos e as necessidades do povo escolhido; mas a fé da mulher pagã e a bondade de Jesus superam qualquer privilégio. O silêncio inicial de Jesus põe à prova  e depura a fé da mulher Cananéia. Jesus, como Deus e Homem, conhecia a fé e perseverança dessa mulher. Sabia que ela não desistiria facilmente de suplicar, mesmo que não recebesse logo o que pedia. Ofereceu então, a ela, oportunidade de dar ao mundo inteiro, através dos séculos, um extraordinário exemplo de fé e perseverança na oração.

Cristo relembrou o fato de ter sido enviado primeiro ao povo de Israel. Esta lembrança não só avivou a fé naquela pagã, como demonstrou que a oração persistente pode mudar o plano inicial de Deus.

Cristo não chama os cananeus de cachorrinhos. Usa apenas uma comparação. Assim como não convém dar aos cachorrinhos o pão destinado aos filhos, não convém dar agora, aos cananeus pagãos, um bem por ora destinado o povo de Israel.

Ao que tudo indica, essa mulher pagã ouvira falar dos poderes extraordinários de Jesus. A ela não interessava se ele era Deus, o Salvador, ou não. Interessava apenas em receber a cura da filha. Por isso, Jesus preferiu curar primeiro sua fé mal formada e só depois atender ao pedido que ela fazia.

Numa resposta espetacular a mulher aproveita-se da mesma comparação de Cristo. Assim como os cachorrinhos comem migalhas que caem das mesas de seus donos, nós, pagãos, podemos também nos aproveitar, pelo menos, dos benefícios que o povo de Israel não está se aproveitando.

Cristo conseguira seu intento: despertar uma fé perfeita na mulher pagã. Por isso retardou atende-la. Mas a fé extraordinária que ela demonstrou era exemplo notável a todos os israelitas, que se julgavam os únicos no mundo a possuírem a verdadeira fé.

Hoje o Senhor nos convida a crescer na fé. Como Deus foi instruindo o povo no Deserto, reanimando-o através de Moisés, Caleb e Josué, quando caíram no desânimo, na revolta e murmurações; hoje nos anima através das palavras do seu próprio Filho. Deus sempre esteve com seu povo e vai estar sempre conosco. Precisamos, no entanto, saber que sempre existirão dificuldades e lembrar que o poder de Deus é maior que elas. Jamais devemos esquecer o que Deus tem feito por nós, e que,  quem vence o mal é a fé, e que se eu estou com Jesus vou vencer.Dia após dia dou um passo na fé.Preciso crescer na fé e na humildade e aprender com o Mestre a sabedoria do viver.


Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.
php?idt=598021


Obs: Fonte: Bíblia do Peregrino e Bíblia do Povo.