Comentário da Liturgia da 3ª feira
da 18ª Semana Comum.
(Nm 12,1-13; Sl 50; Mt 14, 22-36)
Na primeira leitura de hoje vemos claramente as murmurações e o castigo de Mirian. Deus não tolera que se critique seu paciente e fiel servo Moisés, o intermediário por excelência entre Ele e o seu povo. Vemos também a pureza do coração de Moisés, que ora implorando ao Senhor a cura de Mirian.
Em resposta a esta leitura temos o salmo 50 (51) onde Davi pede misericórdia após ter pecado contra o Senhor, e sido advertido e censurado pelo profeta Natã. Ele pede que seja criado nele um coração puro e que o Senhor não se afaste dele.
O Evangelho confirma através de Pedro que o Senhor está sempre ao nosso lado e disposto a nos ajudar se pomos os olhos e a confiança nele. Pedro a comando de Cristo, saiu da barca, por sobre as ondas revoltas em direção ao Mestre. Durante o tempo que esteve com os olhos voltados para Cristo flutuava sobre as águas. Tão logo sentiu que era capaz e passou a confiar somente em si, em seus métodos e habilidades pessoais começou a afundar. Ao voltar os olhos para o Senhor e suplicar com fé é salvo, porém Jesus o censura pela falta de fé e pergunta : “por que duvidaste?” Todos reconheceram que Jesus é poderoso e tem domínio sobre a natureza. Prostrados diante Jesus exclamaram: ”Tu és verdadeiramente, o Filho de Deus.” Aos poucos, diante de tantos milagres, os discípulos foram cedendo à graça divina e tiveram a verdadeira fé. Fé que cresceu progressivamente, chegando a ponto de darem suas vidas em cruentos martírios, derramando seu sangue, testemunhando Cristo, Deus e Homem.
Se você estiver no fundo do poço, suplique ao Senhor para não permitir que águas tomem conta por que temos um caminho a percorrer.Tantas pessoas são provadas na fé e ao suplicar pelo Senhor são fortalecidas, atendidas, curadas como todos os doentes que rogaram e tocaram no Senhor conforme os versículos 35 e 36 do Evangelho de hoje.
Quando você não contar com mais ninguém, conte com o Senhor. Lembre sempre que Jesus está pronto a estender a mão e dizer: tenha coragem. Sou eu. Não tenha medo.
Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=596888