38ª DE 500ªs REFLEXÕES: ESCREVER NÃO SERÁ O PROBLEMA ...

ESCREVER NÃO É O PROBLEMA... OU COISAS LIGADAS A ARTE DE ESCREVER, MAS, VIVER DE ACORDO COM O PENSAR E O PENSAR DE FORMA RACIONAL...
..
UM EXEMPLO DO QUE ESTAMOS AFIRMANDO PODE SER VISTO NA TRANSPOSIÇÃO DA FRASE PRA VIDA PRÁTICA (NOS DIAS ATUAIS), QUANDO O SER HUMANO DEMONSTRA QUE EVITA USAR A CAPACIDADE DE PENSAR DE FORMA RACIONAL QUE DESDE O PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO FOI POR DEUS (O CRIADOR) CONCEDIDA...

AO PENSAR E AO FALAR SOBRE CAPACIDADE DE PENSAR DE FORMA RACIONAL, CONCEDIDA POR DEUS (DESDE O PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO), CITAREI O QUE ESTÁ ESCRITO SOBRE AS ORIGENS (TRÊS TEXTOS – NO SENTIDO POSITIVO):
PRIMEIRO:
“NO PRINCÍPIO, CRIOU DEUS OS CÉUS E A TERRA.. A TERRA, PORÉM, ESTAVA SEM FORMA E VAZIA; HAVIA TREVAS SOBRE A FACE DO ABISMO, E O ESPÍRITO DE DEUS PAIRAVA POR SOBRE AS AGUAS (GÊNESIS 1:1–2). .

SEGUNDO:
“E PLANTOU O SENHOR DEUS UM JARDIM NO ÉDEN, NA DIREÇÃO DO ORIENTE, E PÔS NELE O HOMEM QUE HAVIA FORMADO” (GÊNESIS 2:8).

TERCEIRO:
“TOMOU, POIS, O SENHOR DEUS AO HOMEM E O COLOCOU NO JARDIM DO ÉDEN PARA O CULTIVAR E O GUARDAR.
E O SENHOR DEUS LHE DEU ESTA ORDEM: DE TODA ARVORE DO JARDIM COMERÁS LIVREMENTE,
MAS DA ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL NÃO COMERÁS; PORQUE, NO DIA EM QUE DELA COMERES, CERTAMENTE MORRERÁS (GÊNESIS 2:15–17).

O SENTIDO DOS TRÊS TEXTOS CITADOS, A QUE ME REFIRO, ESTÃO RESUMDOS NO SALMOS 24:1–2:
“AO SENHOR PERTENCE A TERRA E TUDO O QUE NELA SE CONTÉM, O MUNDO E TUDO O QUE NELE SE CONTÉM, O MUNDO E OS QUE NELE HABITAM.
FUNDOU–A ELE SOBRE OS MARES E SOBRE AS CORRENTES A ESTABELECERU”.

A HARMONIA NECESSÁRIA, PRESENTE NO CORAÇÃO DE DEUS, PREVISTA DESDE QUE O CRIADOR PENSOU NO NECESSÁRIO AO SER HUMANO (SUA CRIAÇÃO), FOI QUEBRADA A PARTIR DO MOMENTO EM QUE O SER HUMANO (CRIATURA) DESOBEDECEU AO CRIADOR (O DEUS PODEROSO, QUE O ADVERTIRA EM GÊNESIS 2:17 (CONSTANTE DO TERCEIRO TEXTO ANTERIORMENTE CITADO)...

“EIS O QUE TÃO SOMENTE ACHEI: QUE DEUS FEZ O HOMEM RETO, MAS ELE SE METEU EM MUITAS ASTÚCIAS (ECLESIASTES 7:29).

ANTES DE CONTINUAR, A PARTIR DE QUALQUER ANÁLISE SOBRE O TEXTO AGORA CITADO, EXPLICAREI DUAS COISAS:
PRIMEIRA:
TEOCENTRISMO: DEUS NO CENTRO – QUALQUER INFORMAÇÃO ESTÁ BASEADA NO QUE ESTÁ ESCRITO.

SEGUNDA::
ANTROPOCENTRISMO: INFORMAÇÕES BASEADAS NO QUE O SER HUMANO QUISER FALAR – OU SEJA: A MENTE HUMANA É O CENTRO (MESMO DE COISAS COMO A TEORIA DA EVOLUÇÃO).

VEJO COISAS, COMO A TEORIA DA EVOLUÇÃO, ANTROPOCÊNTRICA, INCOERENTE POR DOIS MOTIVOS:

PRIMEIRO: A CIÊNCIA SE SUSTENTA AFIRMANDO QUE PRA ALGO SER DIGNO DE FÉ, DEVERÁ SER COMPROVADO EM LABORATÓRIO – JAMAIS OUVI QUE A TEORIA DA EVOLUÇÃO (OU ALGO SOBRE ELA) TENHA SIDO TESTADO EM LABORATÓRIO.

SEGUNDA: OS ATUAIS TESTES DE DNA, AMPLAMENTE USADOS, AFIRMAM QUE NENHUMA ESPÉCIE (ANIMAL) PODE ORIGINAR OUTRA ESPÉCIE ANIMAL – CONSIDERE QUE NÃO ESTOU USANDO A BÍBLIA PARA DESMENTIR A TEORIA DA EVOLUÇÃO, APENAS USO CIÊNCIA EM CONTRADIÇÃO A SI MESMA...


COM RELAÇÃO AO TEOCENTRISMO, CITAREI MAIS UM TRXTO, PORQUE SE DEPENDEMOS DE FÉ PARA CRER, SE FAZ NECESSÁRIO ANALISAR O QUE A PRÓPRIA BÍBLIA DIZ SOBRE FÉ (CITAREI TRÊS TEXTOS):

PRIMEIRO:
ORA, A FÉ É A CERTEZA DE COISAS QUE SE ESPERAM, A CONVICÇÃO DE FATOS QUE SE NÃO VEEM.

POIS, PELA FÉ, OS ANTIGOS OBTIVERAM BOM TESTEMUNHO,

PELA FÉ, ENTENDEMOS QUE FOI O UNIVERSO FORMADO PELA PALAVRA DE DEUS (GÊNESIS 1:1–31 E 2:1–3).

DE FATO, SEM FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS, PORQUANTO É NECESSÁRIO QUE AQUELE QUE SE APROXIMA DE DEUS CREIA QUE ELE EXISTE E QUE SE TORNA GALARDOADOR (RECOMPENSADOR) DOS QUE O BUSCAM (HEBREUS 11:1–3, 6).

SEGUNDO:
SE A NOSSA ESPERANÇA EM CRISTO SE LIMITA APENAS A ESTA VIDA, SOMOS OS MAIS INFELIZES DE TODOS OS HOMENS (1 CORÍNTIOS 15:19).

TERCEIRO:

ESTEJA ABSOLUTAMENTE CERTA, POIS, TODA A CASA DE ISRAEL DE QUE A ESTE JESUS, QUE VÓS CRUCIFICASTES, DEUS O FEZ SENHOR E CRISTO.

OUVINDO ELES ESTAS COISAS, CONPUNGIU-LHES O CORAÇÃO E PERGUNTARAM A PEDRO E AOS DEMAIS APÓSTOLOS: QUE FAREMOS, IRMÃOS?

RESPONDEU–LHES PEDRO: ARREPENDEI–VOS, E CADA UM DE VÓS SEJA BATIZADO EM NOME DE JESUS CRISTO PARA REMISSÃO DE VOSSOS PECADOS, E RECEBEREIS O DOM DO ESPÍRITO SANTO.
POIS PARA VÓS OUTROS É A PROMESSA, PARA VOSSOS FILHOS E PARA TODOS OS QUE AINDA ESTÃO LONGE, ISTO É, PARA QUANTOS O SENHOR NOSSO DEUS CHAMAR.

COM MUITAS OUTRAS PALAVRAS DEU TESTEMUNHO E EXORTAVA–OS, DIZENDO SALVAI–VOS DESTA GERAÇÃO PERVERSA.

ENTÃO, OS QUE ACEITARAM A PALAVRA FORAM BATIZADOS, HAVENDO UM ACRÉSCIMO NAQUELE DIA DE QUASE TRÊS MIL PESSOAS.
(ATOS 2:36–41).

CONTINUA...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 09/04/2017
Código do texto: T5966118
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.