Comentário da Liturgia do18ºDomingo Comum
(Ecl 1,2;2,21-23; Sl 89; Cl 3,1-5.9-11;Lc12,13-21)
Na cultura daquele povo herdar era assunto importante tanto para o herdeiro como para a descendência da família.
Jesus ensina a doar-se, a dar mais do que reclamar. Ele orienta a não escravizar-se aos bens materiais, fazendo entender que a riqueza não é seguro de vida, e que é insensatez colocar a confiança em bens materiais. “De que vale ganhar o mundo inteiro, se vier perder a sua alma?” Indaga Jesus em outra passagem evangélica. Ele adverte também quanto a qualquer tipo de ganância em vista da acumulação de bens. A acumulação de riqueza acontece sempre com a explorando o trabalho dos outros e é, portanto injusta.
Rico para Deus é aquele que é desapegado das coisas materiais e partilha o que é seu com o próximo. Pois a ambição pela riqueza leva a pessoa a ferir o projeto de Deus: Que todos tenham vida, e vida em abundância”.
Jesus chamou esse homem rico de louco ou tolo por que a riqueza é pura vaidade, segundo a primeira leitura, e não garante a vida. A fonte da vida é Deus e nela permanece quem busca as coisas do alto, segundo São Paulo, na segunda leitura.
As coisas materiais são passageiras. Sejamos pois despojados dos bens e valores materiais, vivamos sem ganância, ajudando aos que de nós necessitam e coloquemos nossa esperança e segurança em Deus, buscando sempre as coisas e os valores espirituais.
Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=594046