Comentário da Liturgia da 6ª feira
da 17ª Semana Comum.
(Lv 23,1.4-11.15-16.27.34b-37; Sl 80(81); Mt 13,54-58)
Após o anúncio das parábolas do Reino Jesus vai a Nazaré, cidade onde viveu cerca de 30 anos e ensinava na sinagoga, onde provavelmente recebeu as aulas ministradas aos meninos da sua idade. Todos se admiravam da sua sabedoria, pois sabiam que ele recebeu formação intelectual comum, como os demais alunos daquela sinagoga. Pela lógica todos nazarenos deveriam concluir, diante dos milagres e da sua sabedoria que algo sobrenatural acontecia. No entanto, eles criticaram-no, rejeitaram-no e desprezaram-no, por ser o filho do carpinteiro e de Maria, pessoas simples da cidade. Jesus era para eles apenas um modesto artesão.
Jesus que operava os mais extraordinários milagres, ali realizou poucos milagres por causa da falta de fé dos seus concidadãos. E afirmou categoricamente: “Não existe profeta desprezado a não ser em sua pátria ou em sua casa”.
Esta é uma das passagens mais dramáticas, mais duras da vida de Jesus. ”Em nome de uma origem modesta, rejeitaram o mérito evidente”. O povo que o conhecia de perto, que conhecia seus milagres, não o aceitou, por que era incrédulo.
Nem todos que têm conhecimento teórico são capazes de experimentar a graça de Deus. Sem fé ninguém experimenta a graça de Deus. A fé em Deus é algo sobrenatural que toca nosso espírito, nossa essência fundamental, como vemos em Moisés, por exemplo, na 1ª leitura. A nossa fé não depende de condições humanas, ela é incondicional. Devemos acreditar no que Deus vai fazer sem buscar explicações humanas. Quando perdemos a fé, perdemos o sentido da vida e vivemos no desespero. Precisamos, portanto alimentar a fé, que é dom de Deus, com a Palavra, com a Santa Eucaristia, com a oração pessoal e comunitária. A fé alimenta a nossa esperança e por isso podemos até perder tudo e todos e não nos desesperarmos, pelo contrário oramos como o salmista dizendo:”exultai no Senhor, nossa força”.
Como vai a nossa fé? O nosso acreditar em Deus? Em nosso Senhor Jesus?
Peçamos ao Pai em nome de seu Filho Jesus, pelo amor do Espírito Santo e pela intercessão de Maria que a fé seja acesa no nosso coração para que sejamos luz para nossos irmãos.
Hoje, primeira sexta feira do mês, dia do sagrado coração de Jesus, pecamos a Jesus que aumente a nossa fé, especialmente para que saibamos valorizar as pessoas simples da nossa comunidade.
Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/
visualizar.php?idt=590860