Comentário da Liturgia da 5ª feira da 17ª Semana Comum

   (Ex 40,16-21.34-38; Sl 83;Mt13,47-53)

 

Na liturgia de hoje o livro do Êxodo fala da Consagração do Tabernáculo: a Glória do Senhor e o Evangelho da parábola da rede de pesca: separação dos bons e dos maus.

A experiência de Moisés foi transformante. Ele falou com Deus face a face, recebeu das mãos do Senhor as tábuas da lei e junto ao povo caminhava lado a lado com o Senhor. A presença de Deus era uma constante na vida do seu povo, durante a caminhada do deserto, e todos respeitavam a casa do Senhor.

Mais uma parábola do reino. Esta é semelhante a do joio e do Trigo e fala do juízo final. A mesma relembra uma cena muito comum tanto nos mares da Galiléia como nas praias brasileiras. Ela nos ensina que na religião ou Igreja de Cristo, há pessoas boas e más. As más serão condenadas ao inferno onde só há tristeza profunda, ódio e desespero. E as boas irão para a morada do Senhor e cantarão como o salmista o refrão do salmo de hoje: “Quão amável,ó Senhor, é vossa morada”

O estudioso da nova Religião, pelos ensinamentos recebidos dos doutores da lei e por sua reflexão encontra nela doutrinas antigas do Antigo Testamento e novas, ensinadas por Cristo que é doutor no reinado de Deus. Também os apóstolos e os discípulos convertem-se em intérpretes e catequistas de outros, repetindo, renovando e acrescentando. Diz o livro do Eclesiástico (21,15): “Quando o inteligente ouve uma máxima, louva-a e acrescenta outra”.

O homem conhece a aparência. Deus conhece o nosso íntimo e é Ele que vai nos julgar. Na hora certa ele vai separar os justos dos pecadores como o ceifador separa o joio do trigo e o pescador os peixes bons dos maus.

Para merecermos a graça de residir na morada do Senhor é necessário que vivamos de maneira que o nosso corpo, o nosso coração  seja  templo do Senhor aqui na terra. Devemos ter zelo  com o santuário que é nosso coração separando as coisas ruins das boas, purificando-nos diariamente para sermos sinais verdadeiros do reino de Deus que já chegou.

Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=589804