Aparecida, Jerusalém do Brasil

Hoje de maneira especial prestamos homenagem e devocionamos Maria, sobre o titulo de Nossa Senhora Aparecida, também comemoramos o dia das crianças. Maria, mãe, criança que se entrelaçam entre si.

Queria neste dia refletir o papel desta mulher tão amada e devocionada pelos cristãos católicos e acredito no meu intimo que muito respeitada pelos nossos irmãos cristãos evangélicos ( segundo a história dizem que Martinho Lutero era mariano ).

Quando refletimos como surgiu esta devoção de Aparecida, ficamos admirado de como Deus tem seus caminhos, como Ele está atento a nossa necessidade de buscar em algo simbólico a nossa direção, ficamos a admirar como Ele está atento a tudo.

Vamos analisar o contexto do momento do surgimento da devoção a nossa Senhora Aparecida.

Um período de escravidão, onde o negro sofria todas as conseqüências de sua cor; uma visita de alguém importante – autoridade imperial – naquela região; uma pescaria sem resultados; um rio extremamente extenso e largo; três pescadores, pessoas humildes e simples. Após de varias tentativas de pesca sem sucesso encontram uma pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição nas redes faltando-lhe a cabeça, logo em seguida naquele imenso rio encontra-a e a partir daí as redes se enchem de peixes

Uma idêntica cena do evangelho. Pescadores em seu trabalhos num dia ruim de pesca Jesus aproxima, manda jogar as redes do outro lado de repente as redes de tão cheia se arrebentam. Os pescadores naquele momento ficam repletos de espanto e começam a seguir Jesus.

Voltando a Maria e o inicio de desta devoção. Aqueles pescadores simples, com respeito e cheio de admiração levam a imagenzinha iniciando suas orações. Cada tempo a pequena imagem visitava casas diferentes. Naquele povoado a noticia se espalha e começam aumentar o números de fieis e o que parecia uma simples devoção a Maria aumenta significativamente, inicia-se então uma capela devido a grande quantidade de pessoas que lá vão fazer suas orações.

Através de prodígios Deus vai se manifestando e temos a realidade hoje, Nossa Senhora Aparecida padroeira do Brasil, uma cidade que simboliza o centro da fé católica e de devoção mariana; milhares e milhões de peregrinação anualmente, onde o povo se reúne, não simplesmente para ver a pequena imagem de Aparecida, mas sim, para escutar, experimentar e refletir a Palavra de Deus. Aparecida hoje literalmente simboliza a Jerusalém terrestre no Brasil.

Falar desta mulher é muito difícil, pois, para mim, Maria é aquela que representa toda maternidade de Deus, exemplo de amor, doação, sofrimento, esperança.

Maria, é aquela que apresenta seu filho Jesus ao mundo. Como nas bodas de Cana, lá estava ela preocupada com a falta de vinho para os convidados e procurou seu filho, assim também hoje, ela continua a procura-lo para apresentar a ele as nossas dificuldades. Mas recomenda a todos nós, fazei tudo o que ele nos pede.

Amar Maria, é aproximar cada vez mais do coração de Deus, e sentir a companhia dela nos momentos de nossa peregrinação terrestre. Quem ama Maria, ama o próprio Deus na Santíssima Trindade, pois, ela certamente é a seta que nos leva aquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida.

Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 12/10/2005
Reeditado em 12/10/2005
Código do texto: T58970