Comentário da Liturgia da 4ª feira da 17ª Semana Comum
(Ex 34, 29-35; Sl 98; Mt13,44-46)
Temos nos vv. do Evangelho mais duas parábolas que encarecem o valor do reino, pelo qual precisamos sacrificar os demais valores, especialmente os materiais, os que nos escravizam. Nelas Cristo ensina que sua religião tem o valor de um grande tesouro. Quem a descobre, sente-se muito feliz e faz todos os sacrifícios possíveis para nela ingressar, para a ela pertencer; pois através dela encontraremos a salvação e vida eterna. A fé a e religião de Cristo tem tanto valor que vale qualquer sacrifício da nossa parte.
Vivemos num mundo onde as pessoas fazem muitos negócios. Jesus aproveita essas negociações para falar de uma negociação mostrando o lucro dela. A maior negociação que pode ser feita na face da terra é encontrar Jesus e trocar tudo por ele. Jesus que é Deus é o grande Tesouro. E é Deus na trindade Santa que dá sentido a vida de qualquer um, como deu à de Moisés que o encontrou e mudou até mesmo de aparência física tendo sua face brilhante e transmitindo o esplendor do Senhor aos israelitas que o viam.Como deu a Santo Afonso Maria de Ligório, santo que celebramos hoje, a coragem e a sabedoria de trocar os seus valores (Rico e famoso Advogado, escritor , poeta ..) por Cristo.
São Paulo diz que a fim de ganhar Cristo deixou tudo e Jesus passou a ser seu “Tudo”. Tudo muda com a vida em Cristo. Quando Jesus entra na nossa vida organizamos tudo e podemos viver a nossa vida pessoal, profissional, comunitária, social de uma maneira santa sem nos deixarmos escravizar pelas coisas do mundo.Sejamos testemunhas do ensinamento destas parábolas vivendo de maneira que Cristo Jesus seja o Senhor da nossa vida, da nossa família, de tudo que temos e somos.
Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/
visualizar.php?idt=587928