A GENUÍNA QUALIDADE DE UM SERVO DE DEUS:
Pregação ministrada pelo Irmão Carlos Augusto Marques Monteiro realizada na Igreja Assembleia de Deus, pastoreada pela liderança de do irmão Ailton Pimenta no dia 15 \ 11 \ 2016.
ESBOÇO DA PREGAÇÃO:
O servo de Deus é obediente ( v.1)
O servo de Deus come e bebe o melhor dessa terra ( V. 2)
O servo de Deus recebe e aprimora diariamente á fé em Jesus Cristo, o Salvador ( v.2)
O servo de Deus é Justo ( v . 3)
O servo de Deus é corajoso ( v. 4)
O servo de Deus não teme o mal ( v.5)
O servo de Deus vive com o Senhor e os seus irmãos na casa de Deus para toda eternidade ( v.6 )
TÍTULO DA PREGAÇÃO:
A GENUÍNA QUALIDADE DE UM SERVO DE DEUS:
TEXTO BÍBLICO PRINCIPAL :
Salmo 23
INTRODUÇÃO:
Saúdo a Igreja, com a paz do Senhor Jesus. Hoje apresentarei e explicarei pela fé, a aplicação do Salmo 23 para nossas vidas, que todos nós continuemos sendo irmãos maduros na fé em Cristo Jesus.
DESENVOLVIMENTO:
A grande questão do versículo 1 , '' O Senhor é o meu pastor, nada me faltará '', não é apenas é uma afirmação e constatação teórica e vaga de Davi.
Primeiro Deus, elogiava e criticava Davi com instrução, amor, sabedoria e rigidez, assim como um pastor faz com uma ovelha. Segundo, o próprio Davi era um pastor , que cuidava, amava e punia suas ovelhas com amor e sabedoria para que um lobo mal encarado não as devorasse.
Davi em vida, viu a ação de Deus como seu pastor , elogiando e punindo este, segundo o que ele pensava e como agia.
A relação de Deus com o homem, e do homem com Deus, é uma relação de afinidade, amizade, companheirismo, compromisso e fidelidade , que deve ser pensada e feita, como algo saudável, para os ambos envolvidos nessa relação.
Deus entrega através de sua graça ao homem á fé, o amor, a inteligência, a sabedoria, o senso - critico, a paz e a perseverança e ao homem basta como um mordomo, administrar esses dons e virtudes, de uma maneira sábia, séria e santa.
Para que isso aconteça de maneira saudável é necessário, que o homem de Deus , ame á Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.
Os versículos de 2 ao 6, coloca em evidência as benções que Deus dá ao homem , como '' os verdes pastos '', '' O refrigério da alma'', '' a mansidão das áquas tranquilas '', '' a nossa vitória sobre os nossos inimigos espirituais'' e sobre '' a morte''.
REFLITA: As bençãos aqui citadas só acontecerão de verdade, quando o principio de liderança criado e executado primariamente por nosso único e verdadeiro Deus e segundamente aplicado por um líder valoroso, integro, generoso, humilde e fiel á Deus e a sua igreja , onde sua ação de líder deve ser acatada pelos líderados da única e verdadeira igreja de Jesus Cristo na terra, aquela que não tem nome, mas sim uma missão poderosa , adorar á Deus e pregar o evangelho á toda criatura.
A Igreja de Cristo, tem que ser aquela que ama e obedece á Cristo, não importando para a placa e denominação religiosa, pois encara todas as perseguições do mundo com fé e sabedoria até a consumação dos séculos, pois a nossa fidelidade terá uma recompensa perfeita e eterna, morar com Deus , todos os santos e anjos para toda eternidade.
CONCLUSÃO:
Concluindo, Deus já cumpriu e ainda cumpri ações boas , santas e sábias para a melhoria da vida física e espiritual do homem, portanto basta ao homem ser um mordomo fiel á Cristo e aplicar seus ensinamentos enquanto mora no Planeta Terra, para se ter uma vida eterna.
TEXTOS REFERENCIAIS DA BÍBLIA PARA ESTUDAR MAS SOBRE O ASSUNTO AQUI PROPOSTO:
Mateus 18:11; 20:28 e João 18:37( Jesus é o salvador).
João 3:13; João 10:30 (o Pai e Cristo, são um só).
Mateus 9:35( Jesus pregava ).
Isaías 53. 1 - 10 ( Profecia sobre a vida terrena e espiritual de Cristo).
Romanos 13 ( Obediência consciente e sensata aos seus líderes).
Mateus 5 ( As bem - aventuranças).
Lucas 9:1-2,6 ( Cristo e os apóstolo começaram a pregação do evangelho).
Lucas 10:19 ( Autoridade do servo de Deus sobre o mal).
Efésios 1:18-23 e Efésios 2:1-7 ( A autoridade de Cristo de definir a liderança da Igreja).
Co 6:17 ( Somos um com Cristo).
Efésios 6.12 ( Nossa luta é contra o mal e não contra outros humanos).
Efésios 6:10-17 ( As armaduras do servo de Deus).
Apocalipse 1: 6 ( Somos reis e sacedotes)
Gn.24.2 , Gn.2.15-17: 6 ,Lc. 2.49, Mc 10.45, Jo. 17.4, Mt.21 Co.4.1,Tt 1.7,Tg 1.5, 1 Co 9.17, Mt. 25.20,22 , At 16.6-10,1 Co.3.13 e Mateus 21.33-43, ( o homem um mordomo de Deus).
Salmos 99:9, Romanos 3:23, Isaías 59:2 , Romanos 3:19,20,I João 4:10, Mateus 11:28,29,I Pedro 3:18,Romanos 5:8,9, João 14:6, Romanos 10:9, II Coríntios 6:2,Marcos 2:17e João 5:24(Como Deus te salva) .