11ª DE 500ªs REFLEXÕES: SOBRE A NECESSIDADE DE REFLETIR ...


 
Esse ano (2016), comemoramos 499 anos da Reforma Protestante do século XVI... aparentemente uma data comum, na sociedade onde vivemos, afinal, são tantas coisas que o ser humano acostumou à conviver “maravilhosamente bem” com futilidades e superficialidades de qualquer natureza, sendo comum se ouvir dizer: “deu no rádio” ou na ”tevê”, “no jornal”, etc...

Anualmente, se comemora o natal, carnaval, semana santa, dia das mães, dia dos namorados, festas juninas, dia dos país, dia do estudante, dia dos professores (as), dia das crianças, etc...

A questão não é comemorar ou deixar de comemorar, mas, a motivação no coração pra comemorar ou deixar de comemorar determinado dia... Por exemplo: NATAL...

NATAL – será preciso que se considere tal data – o que significa pra o ser humano, qual seria o tipo de data, implicação na vida do ser humano, etc...

Antes de prosseguir com essa prosa, observo (a quem interessar possa, três coisas:


PRIMEIRA – Conforme foi definido pelos reformadores do século dezesseis (31/10/1517), entre as definições básicas, o ser humano teria liberdade de examinar as Sagradas Escrituras (deveria ter acesso à BÍBLIA na própria língua), hoje, quando leio textos como Atos dos Apóstolos 17:11, onde se lê:

Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a PALAVRA com toda a avidez, examinando as ESCRITURAS todos os dias para ver se as coisas eram, de fato assim (Atos dos Apóstolos 17:11).

A PALAVRA a que o autor do texto se refere é a BÍBLIA; assim como ESCRITURAS.

AVIDEZ – é aplicável ao ser humano em todas as épocas ou todos os lugares, que consideram DEUS com interesse


SEGUNDA – Desde dezembro de 1991, sou cristão evangélico, havendo cursado Bacharel em Teologia (1998–2002, turma da noite) pelo Seminário Presbiteriano do Norte (SPN Recife/PE) – Informações disponíveis no texto biográfico O AUTOR PELO AUTOR... Postado no www.recantodasletras//fchagass ou cristãos de Salgueiro (minha terra) ou de Arcoverde (onde resido) adicionados à página do facebook...


TERCEIRA – SOBRE A NECESSIDADE DE REFLETIR... entendo ser algo essencial a cada ser humano (ele ou ela),

Lembro que a Reforma Protestante do século XVI (1517) foi importante pra o ser humano cristão (ou não cristão), e não apenas para o cristão evangélico (ele ou ela), por algumas questões bem práticas, da quais citarei ao menos três:

Quando criança (e isso faz tempo e ainda não cristão – evangélico reformado ou tradicional), os ofícios religiosos eram celebrados em latim (não sabia latim, não sei latim e, talvez não venha a ter interesses de aprender latim) – sei apenas se algo com relação, aos originais da BÍBLIA em hebraico, aramaico ou grego estão de acordo com os princípios básicos do cristianismo ou não.

Portanto, está escrito:

ELE (DEUS) te declarou, o que é bom e o que é o que o SENHOR pede de ti: que pratique a justiça, e ames a misericórdia, e Andes humildemente com, o teu DEUS (Miquéias 6:8).

ANTES DE SEMEAR ALGUMA DÚVIDA. SE ANALISA TRÊS COISAS NO TEXTO:

I ) PRÁTICA DA JUSTIÇA – Em todas as épocas (não apenas dos dez mandamentos prá cá), o ser humano pode encontrar princípios em favor da vida.

II ) AMAR A MISERICÓRDEIA – mesmo o cristão não vinculado aos princípios da Reforma Protestante do século XVI, pode refletir sobre os limites da misericórdia a que a BÍBLIA se refere (estão acima de legalismos religiosos (como algumas pessoas “desejam” fazer entender.

III ) ANDAR HUMILDEMENTE COM DEUS – Em meu achômetro, a fé que professo não me dá o direito de achar que a misericórdia de DEUS não esteja disponível à outras pessoas (ele ou ela) – cada um será responsável pelos pensamentos, palavras ou atitudes que tiver ou não tiver, diante de DEUS e dos homens...



POR ESSAS E OUTRAS, ENTENDO SER ESSENCIAL AO SER HUMANO (ELE OU ELA) REFLETIR AVIDAMENTE SOBRE O QUE ESTÁ POR DEUS REVELADO DESDE TEMPOS ANTIGOS – AFINAL, REFLETIR É MAIS QUE SER RELIGIOSO DE PLANTÃO...


CONTINUA...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 25/11/2016
Código do texto: T5834461
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.